Sobre o blog

Quando resolvi criar esse blog, em 2007, pensei apenas um espaço para escrever sobre o que gostava ou me chamava atenção. Jornalista não vive apenas de fatos e dados. Há espaço para criatividade: crônicas, poesias, opiniões, depoimentos de lugares por onde andei, tudo é válido. Uma forma de organizar minhas ideias. Daí o nome "Rascunho passado a limpo - rascunhos mentais em textos passados a limpo".

Escrever, escrever, escrever. Essa prática me ajuda a organizar melhor as palavras e os pensamentos. Em certo textos, tento expressar os sentimentos, já outros servem para compartilhar dicas, sejam elas de viagens, passeios pela cidade onde moro, ou até mesmo artes em geral (o que assisto, escuto, leio etc.).

Parece clichê, mas todo jornalista é curioso. Nem sempre temos espaço na profissão para escrever tudo aquilo que gostaríamos de compartilhar. Portanto, esse blog é a ferramenta ideal não só para praticar, como também tornar público o que acho interessante. Uma forma de interagir com pessoas que talvez não teria oportunidade de conhecer pessoalmente.

Diferente de blogs que se tornaram populares por serem especializados em um determinado tema de interesse, aqui os assuntos são múltiplos. Pelos marcadores, percebe-se uma variedade de temas que abordam Cultura, Lazer, Comunicação, Esporte, Viagens, Opiniões (outros olhares), Histórias (outras histórias), Espiritismo, sobre o Rio de Janeiro (Carioca in Rio), etc.

Por ser tão diverso, não pretendo me especializar em nada, muito menos criar um canal para discussões, debates e críticas. Todos (ou quase) os comentários são bem vindos, e sempre valem sugestões. Gosto de escrever, seja para mil, seja para mim mesmo. E acho interessante quando releio textos que escrevi no início do blog, porque percebemos o quanto mudamos a forma de escrever conforme amadurecemos. Como Raul já definiu: "Eu prefiro ser essa metamorfose ambulante, do que ter aquela velha opinião formada sobre tudo".

Acredito que a tecnologia está ao nosso favor, em todos os aspectos. Basta sabermos usá-lo para o bem.

Seja bem vindo e boa leitura!


Mário Cesar Filho