15 de dezembro de 2014

Trilha para Pedra do Telégrafo




Uma das maravilhas de se viver na cidade do Rio de Janeiro é sempre se deparar com cenários desconhecidos e deslumbrantes. Carioca, nascido e criado na cidade, só agora, depois dos trinta anos, estou tendo a oportunidade de desbravar esses lugares. A primeira vez que visitei a região de Barra de Guaratiba foi para conhecer a praia Perigoso e a Pedra da Tartaruga. Uma trilha de 40 minutos, sendo praticamente uma caminhada com poucas subidas íngremes, leva ao lado selvagem do Rio, com praias desertas, uma vegetação abundante e uma paz indescritível.

Alvorada na Pedra do Telégrafo

E depois de subir na pedra da Tartaruga, onde é possível ver as praias Búzios, Perigoso, do Meio, Funda e Inferno, tive a oportunidade de realizar outra trilha fantástica: Pedra do Telégrafo.
Para chegar ao início da trilha, basta pegar a Estrada Roberto Burle Marx e seguir até Barra de Guaratiba. É recomendado subir acompanhado de um guia porque até a entrada da trilha o caminho não é muito fácil. O nosso grupo resolveu encarar a trilha ainda de madrugada para pegar lá do alto do morro o amanhecer. Em princípio, pareceu loucura, mas o resultado valeu muito a pena.


A subida levou cerca de 30 minutos, sem parar para descansar, o que tornou o desafio um tanto puxado. Apesar de ser aberta e larga, com poucos trechos fechados, a trilha é considerada de nível médio, porque em vários trechos a subida é íngreme e exige um certo preparo físico, pelo menos não há escaladas. Já me perguntaram se pode levar criança. Não recomendo menores de dez anos, porque pode ser cansativo para criança.

Pedra do Telégrafo

A pedra do Telégrafo tem uma bandeira do Brasil fincada, e não tem acesso fácil. Mas a atração mesmo do local é uma pedra com a ponta voltada para um “precipício”, onde os visitantes tiram fotos dando a impressão que estão pendurados a uma altura considerável. É lógico que para saber o truque é preciso ir até o local.


famosa pedra onde os visitantes se "penduram"

Se de um lado a vista contempla as praias de Búzios até Grumari, do outro é possível ver toda Restinga de Marambaia. Independente do horário a ser escolhido para subir a trilha, vale a pena contemplar a natureza local, com minutos de meditação. Escutar o som das ondas e dos pássaros é sentir a presença divina em sua essência, e perceber o quanto somos agraciados por morar nessa cidade.

Restinga de Marambaia

A equipe 360 Sports foi a pioneira em levar grupos para conhecer essa trilha, com acompanhamento de um guia e um fotógrafo.

Para agendar com eles o passeio, entre em contato através da Central de Atendimento - (21) 96904-2600 / contato@360sports.com.br
http://www.360sports.com.br/

6 comentários:

Unknown disse...

Por favor,
Poderia explicar melhor onde é feito o acesso a trilha que leva à Pedra do Telégrafo?

Anônimo disse...

Também gostaria de saber melhor como é feito para chegar até o ponto de partida da trilha.

Mário Cesar Filho disse...

Felipe, o acesso à trilha é feito por ruelas que são difíceis de explicar por aqui. Na praia de Guaratiba, há uma escada entre duas casas que dá acesso ao caminho. Como escrevi no texto, eu fui acompanhado de um guia local, o que também aconselho fazer. A equipe que faz é 360sport, procure no instagram ou face. Abs

Marcos Cabral disse...

Bom dia. Qual guia vocês usaram?

Anônimo disse...

Boa tarde! É possível fazer a trilha com criança?

Wallace Andrade disse...

Mario, essa trilha é realmente demais, né? E para tirar a foto, vale a pena cada muito que você fica na fila, pois a foto realmente fica incrível. Fui e postei meu relato lá no blog http://www.deixaeuviajar.com.br/pedra-do-telegrafo

Abraço!