28 de julho de 2008

O que você faria se pudesse ler os pensamentos alheios?


Ler os pensamentos dos outros talvez seja um dom almejado por muitos, quase todos. Você descobriria os verdadeiros amigos assim como os falsos, os hipócritas, os mentirosos, os que ocultam seus mais íntimos sentimentos por você.

Se for homem, você pode descobrir se aquela pessoa amada gosta de você, antes de levar um toco. Se for mulher, ler o pensamento do homem amado pode abrir uma esperança ou não.

Saber o que os outros pensam da gente é uma curiosidade desejada porém perigosa. O velho ditado “o que os olhos não vêem, o coração não sente” seria o mais apropriado para essa situação. Às vezes, é melhor não conhecer a verdade, para não magoar o próximo e, principalmente, não se magoar.

Afinal, ninguém é legal 100% na vida. Mesmo para seu melhor amigo, até para sua mãe, uma hora você se torna insuportável. Você gostaria de “escutar” isso? “Ai, mas o fulano é muito chato, lá vem ele falar comigo”. Na mesma hora você mudaria de atitude com este, esse, aquele, e aquele outro... no final, quase todos os que lhe rodeiam não prestariam. Não é verdade. Os mais próximos, se forem de fato íntimos, vão falar isso na sua cara, se for necessário. E você, no final, vai acabar reconhecendo.

Há os que tirariam proveito da situação para roubar as idéias brilhantes alheias! O famoso “puxar o tapete” seria mais fácil, pois a pessoa nunca iria saber que você teve acesso aos pensamentos dela, e trataria como uma coincidência maldita. Com certeza a ética neste caso passaria longe...

Outros talvez pudessem usufruir da melhor maneira esse dom, ajudando as pessoas necessitadas. Quantas pessoas sofrem intimamente e nós, pobres mortais, não identificamos? São os chamados infortúnios ocultos. Muitas pessoas sofrem de depressão ou escondem seus sofrimentos para não demonstrar fraqueza e acabam cometendo loucuras, que poderiam ser evitadas se um ombro amigo, um conselho, uma conversa fraternal, enfim, uma caridade pudesse ser feita.

Aos que acreditam – como eu – na espiritualidade, dizem que os espíritos já evoluídos se comunicam só em pensamentos. Por isso a força dos nossos pensamentos é muito importante! Assim como somos responsáveis pelos nossos atos, também somos responsáveis por aquilo que pensamos. Um pensamento maldoso pode gerar no futuro uma maldade. O mesmo vale ao contrário. Por isso, muitos acreditam que ser otimista na vida vale a pena! Você pensa no melhor, para si e para os outros, e acaba atraindo bons fluidos!

Às vezes, não precisamos ler o pensamento alheio para reconhecer se uma pessoa é “má” ou “boa”. Está na cara dela! No semblante, no olhar, nas atitudes... mesmo que demore um pouco para a máscara cair (em muitos casos), a intuição de como pensa aquela pessoa está dentro de nós.
Mas por curiosidade, aqui, cá entre nós, o que você faria se pudesse ler o pensamento alheio? Quem seria a primeira pessoa de quem você escutaria os pensamentos?

4 comentários:

railer disse...

hum, mário, questão difícil... mas acho que a gente tem que escutar os nossos pensamentos primeiro, sabia? muitas vezes ignoramos o que a gente pensa pra fazer ou dizer algo que achamos que esperam da gente.

Mário Cesar Filho disse...

Com certeza Railer. Descobrir a si mesmo é uma tarefa difícil inclusive. Ouvir que o nosso coração quer dizer, acreditar mais em nós, e ficar menos preocupado em que os outros pensam da gente. Valeu pelo comentário!

Leila Souza disse...

Concordo plenamente com vocês quanto á conhecer a nós mesmos, mas questão de ouvir os pensamentos alheios também já havia passado pela minha mente, Mário (não querendo roubar-lhe a idéia) e confesso que tal possibilidade me assusta bastante, mas acho que o maior medo é de, através do ato de ler os pensamentos alheios, eu confirme algumas coisas que lá bem no fundo eu até já sei, mas que é menos doloroso deixar de lado...
Realmente seria uma situação muito delicada!
Beijos

Anônimo disse...

O que voce especula ja existe a mais de 10 anos, ja eh possivel ler o pensamento humano a distacia.
O programa detecta as diferentes carhas eletricas q sao produzidas pelos neurotransmissores, significa dizer que a cada silaba pensada eh gerada uma descarga diferente que pode ser decifrada.
Por enquanto essa tecnica nao esta sendo usada pela massa porque nao eh de dominio publico ainda, mas qdo for acredito que nao existira mais forma de governo possivel que venha a branger a massa como nos dias atuais.
A sociedade se dividira em grupos pequenos que defendem interesses comuns, o dinheiro deixa de esxistir, assim como ops mercados especulativos, dar satisfacoes da sua vida pensando e cobrar responsabilidades de um cerebro, talvez nao sera uma tarega tao simples porque o ser humano tende a ser falso.