17 de julho de 2009

Nosso Lar – o filme

Visite o site oficial do filme Nosso Lar.
Veja também matéria sobre filme no Estadão online


Em meio à rotina do trabalho, algo interessante aconteceu esta semana. No prédio em que trabalho, distante do centro urbano, reparei nas últimas semanas uma movimentação de operários construindo uma espécie de cenário. E na última segunda-feira percebi que estava certo. A foto acima representa um dos cenários de um filme que está sendo rodado. Trata-se da filmagem de Nosso Lar, baseado no livro espírita homônimo, psicografado por Chico Xavier através do espírito André Luiz.

Quem conhece este livro, sabe que é uma das obras mais importantes para compreensão do mundo espiritual, e assim da Doutrina Espírita. Publicada em 1944, é a primeira de uma série de obras psicografadas de André Luiz.

Confesso que fiquei feliz em presenciar de perto este momento, por dois motivos. Primeiro que sou apaixonado pelo universo do cinema, e vejo com muitos bons olhos o cinema nacional voltando a fazer sucesso. Segundo porque vejo com entusiasmo a oportunidade de transformar em filme (de grande produção por sinal) uma história fantástica que narra o dia-a-dia da maior colônia espiritual do Brasil, com milhões de espíritos desencarnados, apresentado por um espírito de luz como André Luiz. Na verdade, o próprio conta a sua história de como ele chegou a esse ambiente, nos desvendando o universo espiritual.

Além de tudo isso, como que “por acaso”, esbarrei na entrada do banheiro com o ator Renato Prieto, que interpreta no filme André Luiz. Muito simpático, este ator é bastante reconhecido no meio espírita principalmente pelo seu trabalho de divulgação da doutrina através de suas belas e emocionantes peças, entre elas Além da Vida (que tive o privilégio de assistir), E a vida continua, e o próprio Nosso Lar.

Ele me contou que o filme é uma produção americana (não chegou a mencionar o nome, mas desconfio que seja Fox Filmes), com a maioria da equipe, portanto, estrangeira, mas com elenco nacional, incluindo ele. É gratificante saber que existe interesse estrangeiro (no caso a Fox) em querer filmar uma história espírita e nacional, já que se baseia no livro de Chico Xavier.

A produção realmente impressiona pela sua estrutura, com número de profissionais envolvidos, equipamentos utilizados etc. Uma boa produção, um elenco excelente e uma história fantástica são elementos fundamentais para acreditar que este é um filme que promete! E espero conferir o mais breve o resultado final na tela grande.

A tempo, a cena filmada neste espaço é do momento em que André chega ao hospital da colônia, depois de um longo período no chamado Umbral.

19 comentários:

railer disse...

que bom que você pôde presenciar isso que é tão importante pra você!

Unknown disse...

Bom quero dizer que vc está certo nas suas afirmações. Qto ao cenário não tenho muito o que falar pq a minha função nesse filme foi transportar as pessoas (muitas delas simplesmente maravilhosas) para essa grande produção, porém, fico muito feliz de ter participado inclusive vi esse cenário desde o começo a ser produzido, agradeço através deste a oportunidade fico muito grata e como vc ansiosa para chegar logo nas nossas telas. beijos foi um prazer. email agesa@ig.com.br

Anônimo disse...

Como estou feliz ao saber desta mensagem....Esse livro é maravilhoso para nos. Como estou feliz.
Nao vejo a hora de poder assisti-lo.
Desejo saude e paz a todos e que tudo transcorra bem a todo voces.
baci da Su

Nosso Lar Spiritist Society disse...

Aqui no Nosso Lar Spiritist Society, na California - EUA, estamos felizes com essa iniciativa. Mais um elemento importante na divulgacao da Doutrina Espirita, principalmente se houver versao (dublado ou legendado) em Ingles.
Um Abraco Fraterno a todos!!!

Decom CRE1 disse...

Olá se desejar acrescentar informações sobre este filme visite "noticias" em www.cre1.com.br lá também colocamos um link para seu blog. Fraternalmente Depto Comunicação do CRE1 - RS

Unknown disse...

Que Nosso Pai Maior nos abençoe!!!! E Abençoe a todos os envolvidos neste novo "espaço"/"trabalho" p/divulgação da doutrina espírita....Fiquei feliz e empolgada! A(s) obra(s) de André Luís é(são) fantástica(s), esclarecedora(s)..."Nosso Lar" então merece toda esta divulgação. Estamos no aguardo.

Blog do Fred disse...

Foi um grande privilégio, Mário!
Fiquei muito feliz com essa notícia e por você!
Como estudante do Espiritismo e seguidora do Mestre dos mestres, desejo de coração que o filme tenha um alcance fantástico. É tempo de todos os povos tirarem as vendas dos olhos e ver a Verdade.
Um forte abraço.
Wanda de Jesus

Anônimo disse...

Que alegria! Esta notícia realmente aquece meu coração... as obras de André Luiz, todas, deveriam virar filme... Deus abençoe que este seja fiel à literatura espírita e que sirva de divulgação da nossa Doutrina de Luz. Obrigada pela notícia.
Ana Cárita

Marly disse...

Fico muito feliz que esteja sendo filmada uma obra importantíssima como essa para quem gosta de estudar e compreender o mundo espiritual. Será maravilhoso visualizar tudo o que foi lido e ficado na imaginação ou como pequenas lembranças da vida na nossa pátria espiritual. Adoro o assunto e desejo saber mais e mais sobre o outro lado da vida.

Mary Santos disse...

Estou muito feliz com a noticia deste filme,será mais uma oportunidade para que as pessoas conheçam a vredade sobre a nossa vida espiritual. Que esta equipe receba o auxilio necessario para poder fazer um trabalho maravilhoso como este. Muita Luz para todos...

Unknown disse...

Será que fizeram a contextualização do livro? Não podemos esquecer que é da decada de 40 e os tempos, os conceitos e os conhecimentos hoje são outros. Acho muito interessante a idéia do filme, mas......

Ana Paula disse...

Fico a espera ansiosamente...

Rose Bassuma disse...

Puxa, que foto boa de olhar! Ela basta em si mesma! Fico a imaginar esse filme, será maravilhoso, fantástico! Uma luz para nossa turbulenta Terra!
Parabéns a todos que participam desse grande empreendimento espiritual!
Paz e Luz!
Rose Bassuma SSA-Ba

Lu Medeiros disse...

o cinema pode utilizar de várias ferramentas para contar uma historia. Nao necessariamente precisa utilizar ser fiel a tal época descrita para representar uma ótima história. O roteiro pode ser adaptado para a tela através de vários recursos. O importante é que seja coerente como obra e respeite a doutrina, mas que tambem utilize uma linguagem interessante para não se tornar pobre esteticamente e pra isso nem precisa de uma grande equipe, mas sim de uma equipe bastante criativa, já que vai representar o outro lado, usando não so as palavras de André Luis, mas tambem terá que usar a imaginação.

Acredito que com ótimos atores e diretor, esse filme será um sucesso, porque ótima história ja existe. Sucesso!!!

Unknown disse...

VIM PARA SAO PAULO E FUI ASSISTIR A PEÇA NO TEATRO DO ATOR,FIQUEI TÃO MARAVILHADA QUE LEVEI A PEÇA PARA PORTO ALEGRE,FEZ O MAIOR SUCESSO E EU NÃO SOU PROFISSIONAL,FIZ UM TRABALHO DE PORTA EM PORTA,PARA QUE COM ISSO PUDESSE DIVULGAR A NOSSA DOUTRINA,QUANDO LI A NOTICIA DO FILME FIQUEI MUITO FELIZ E ESPERO ANSIOSA A ESTRÉIA,QUE O MUNDO MAIOR OS ILUMINE E LEVEM COM MUITO SUCESSO,PARA TODO O MUNDO,VOU FAZER A MINHA PARTE DIVULGANDO AOS QUATRO CANTOS,QUE DEUS ABENÇÕE A TODOS.SUCESSO,SUCESSO,SUCESSO.

Unknown disse...

Já está no ar as páginas oficiais do filme "Nosso Lar", inclusive com fotos de bastidores da produção:
www.nossolarofilme.com.br/
www.twitter.com/nossolarofilme
www.facebook.com/pages/Nosso-Lar-O-Filme-Oficial
http://www.orkut.com.br/Main#Profile?uid=5689329954718436835

GERALDO VALINTIM disse...

É ISSO AÍ AMIGOS,

vejam teaser-trailer do filme NOSSO LAR no meu blog:

VEJA NO LINK: http://valintim.blogspot.com/2009/08/nosso-lar-o-filme.html

fraterno abraço,

geraldo valintim

@nayrahbelo disse...

Olá, boa tarde.
Estou fazendo uma matéria sobre o 100 anos de nascimento do Chico e quero falar com o Renato Prieto, protagonista do filme Nosso Lar. Você tem o contato?
Aguardo.
Abs

Unknown disse...

OI MÁRIO.
QUE PREVILÉGIO O SEU EM PODER VER DE PERTO A GRAVAÇÃO DO FILME QUE ACREDITO SER UM RECORD DE BILHETERIA, ALÉM DE SER É CLARO UM GRANDE AVANÇO PARA UMA MELHOR DIVULGAÇÃO DA DOUTRINA ESPÍRITA.
GOSTARIA EU DE PODER TAMBÉM VER ESSES DETALHES DE PERTO, DEVE SER MUITO EMOCIONANTE.
VOU AGUARDAR ANSIOSAMENTE A ESTRÉIA.
UM ABRAÇO FRATERNAL.
ELOIZA FABRIS