10 de agosto de 2012

O que temos para hoje?


Uma filosofia de vida é não esperar nada em troca de ninguém, não criar altas expectativas de um projeto futuro, de não se importar com a antipatia alheia...

Aprendemos todos os dias a nos bastarmos com o que é possível ter. E isso não se refere a condições financeiras. Temos que compreender quando os acontecimentos tomam outros rumos, às vezes não desejados. Afinal, não temos domínio de tudo. Saber lidar com imprevisto, compreender quando algo deu errado, quando alguém lhe foi injusto, quando a pressa é inimiga da perfeição, quando o resultado final não foi o planejado.

Se pararmos para pensar, quantas vezes conseguimos aplicar em inúmeras situações do cotidiano a frase “é o que temos para hoje!”? Aprendi isso com uma amiga do trabalho e achei graça.

Quando a fila do banco está grande. Quando o cardápio do restaurante não está bom. Quando alguém de sua família lhe trata com desprezo. Quando o pneu do carro fura em lugar inseguro. Quando o chefe lhe passa mais trabalhos quase impossíveis com prazos curtos. Quando a atendente de uma lanchonete não está nos seus melhores dias. Quando você tenta resolver um problema de conta com SAC por telefone. Quando você aguarda séculos para entrega de um produto e quando chega ele vem com defeito. Quando o elevador quebra e você é obrigado a subir muitos andares por escada. Quando você chega cansado em casa depois de um dia intenso e descobre que sua geladeira está completamente vazia. Quando você realiza um ótimo trabalho, mas o reconhecimento passa longe, quiçá um singelo “parabéns”. É o que temos para hoje.

Porém isso não é sinônimo de derrota. Saber lidar com as frustrações faz de nós um ser humano melhor. Não é se acomodar, se revoltar, nem rebaixar, muito menos se anular. É apenas compreender e tentar conviver com as pedras do caminho. Pode ser que o que teremos para amanhã ou depois seja muito melhor.

2 comentários:

Ju disse...

Com certeza, entender que não temos controle de tudo e saber não perder a calma e tranquilidade por conta disso ajuda e muito. Ao invés de soltar o famoso PQP ou acabar com o seu dia por conta de uma besteira, dê um meio sorriso e fale "É o que temos para hoje" hehehe

railer disse...

muito bom o texto, mário. realmente é preciso aprender a lidar com angústias e frustações e não tomar certas exceções como sendo regras em nossas vidas. afinal, como você mesmo disso, tudo pode melhorar.