12 de maio de 2014

Sobre espiritismo e novo blog



Quando retornei ao grupo do Estudo Sistematizado da Doutrina Espírita (ESDE), na Agremiação Espírita Isabel, no início de março, tive a necessidade de organizar os textos e artigos que recebi nas reuniões. Mais que isso, percebi uma vontade de refletir e analisar alguns textos sobre a doutrina espírita.

Para reunir esses textos e dividir esses conhecimentos aos que também se interessam pelo tema, resolvi criar o blog “A caminho da verdade e luz”. Assim, tenho um espaço próprio também para reunir reportagens que tratam direta ou indiretamente sobre o espiritismo.

No segundo post, por exemplo, comento sobre o artigo escrito pelo Frei Betto, “Para além dos dogmas”, que descreve muito bem a diferença entre religião e espiritualidade. É um texto que ressalta como a espiritualidade está acima de qualquer crença ou ritual. Ela vai além das práticas religiosas e está presente nas boas ações do homem com o próximo. Buscar ser um homem de bem é mais importante (espiritualmente falando) que um religioso praticante. Quantos que se dizem ateus ou descrentes praticam muito mais o bem ao próximo do que aqueles que se julgam religiosos e piedosos com o próximo?

A cada dia, creio na bondade humana, independente de sua religião ou crença. Devemos realmente acreditar no próximo como um ser (imperfeito) em evolução constante. Assim como “Rascunho passado a limpo”, escrever me faz refletir e vice-versa. A prática da escrita nos leva ao estudo e à concentração. E se esses ensinamentos podem me confortar e proporcionar esperança, por que não compartilhar?

Assim, para quem gosta e se interessa, convido a ler o novo blog “A caminho da verdade e luz”.

Um comentário:

Anônimo disse...

É isso aí amigo. Falou tudo. Devemos fazer o bem constantemente. Rod