4 de junho de 2014

Afinal, vai ter Copa?



“A gente não quer só comida/ a gente quer comida, diversão e arte”. A famosa música do grupo Titãs já diz que não vivemos apenas do básico. Precisamos de educação, saúde, trabalho, mas também diversão e arte. Na discussão que tomou conta das redes sociais, nas manifestações de ruas e nas inúmeras greves paralisando serviços fundamentais para “ordem pública”, o jargão “Não vai ter Copa” é a resposta do povo que se diz contra aos gastos abusivos nos preparativos do evento mundial, ao descaso de políticos com assuntos realmente importantes para o país e tantos outros problemas crônicos.


A segurança pública foi ameaçada inúmeras vezes, com ataques às UPPs, anunciando o que podemos esperar durante a Copa. E tudo isso assusta não apenas a população, mas o mundo que aguarda a realização de um dos eventos esportivos mais esperados. Os pensantes desses movimentos contra a realização da Copa querem, obviamente, aproveitar o momento em que o país estará em evidência para jogar no ventilador todos esses problemas econômicos, sociais e políticos em que o Brasil enfrenta há muitos anos. Desde o ano passado, as primeiras manifestações de rua já demonstravam que o “gigante acordou” na hora exata para que o mundo olhasse para além dos estádios, seleção brasileira e patriotismo fajuto. Mas todos de fato pensam assim?


Em artigo escrito por Fábio Vasconcellos (publicado no OGlobo), “O contraditório silencio verde amarelo”, o jornalista e cientista político afirma algo interessante: socialmente falando, é melhor ser contra do que a favor da Copa. Afinal, a opinião pública está sendo determinada por uma parcela da população que defende essa ideia. E aquele que pensa o oposto, infelizmente, pode ser alvo de críticas severas. Gostar de futebol, Copa e torcer pela seleção passou ser feio ou, no mínimo, alienado ao atual contexto nacional, mesmo sabendo que vivemos em um país onde futebol é paixão nacional.

“Entre futebol e melhores escolas, socialmente é mais admirável quem aposta na segunda ideia. Mas por que isso? Porque poucas são as pessoas que se dispõem a encarar o custo de um debate ou de uma exposição nessas condições. É muito mais caro sustentar publicamente uma ideia quando do outro lado, segundo a sua percepção, há não apenas maior volume de argumentos, mas argumentos moralmente aprovados por todos. Ninguém quer ter uma opinião isolada”, descreve Fábio.


Sejamos práticos: você não questiona a falta de um excelente serviço de saúde e educação apenas em ano de Copa. Ser a favor da Copa não significa que não seja favorável a melhorias nesses setores-chave da sociedade. Não se trata de ideias excludentes. Um desabafo publicado e amplamente divulgado nas redes sociais afirma que a resposta do povo contra os abusos orçamentários gastos para Copa deve vir nas eleições, não agora durante o evento. Prejudicar a realização desse campeonato mundial, só vem piorar a imagem do país internacionalmente. E qual o efeito disso?


Quando o país ganhou o direito de sediar a Copa, a maioria comemorou na época, porque via-se “com bons olhos” a vinda de um evento tão importante como esse para o progresso do país. Infelizmente, esse progresso é uma maquiagem mal feita para o Brasil aparecer bem na imagem.

A Copa acontece, com direito a reforço de policiamento nas ruas (algo visto apenas em eventos como Eco 92, PanAmericano, Rio +20, Visita do Papa, etc.), mas depois tudo volta ao normal, como sempre. “Adianta reclamar?”. Adianta. Esse ano, coincidência ou não, também é ano de eleições. Agora, o que nos entristece é não ter opções sérias de candidatos.

Nenhum comentário: