27 de outubro de 2015

Trilha do Morro da Urca




Para quem visita o Rio de Janeiro, é praticamente obrigatório conhecer o famoso Pão de Açúcar, um dos principais pontos turísticos da cidade. Hoje, o bondinho completa 103 anos, tendo passado por algumas modernizações ao longo desse período. Hoje o bondinho tem capacidade para transportar até 65 pessoas de uma única vez, mas para quem conheceu o primeiro bondinho, feito de madeira, imagina o quanto eram corajosos os que subiam até o topo.


Mas que tal conhecer o lugar sem precisar subir de bondinho? Além de ser um passeio gratuito, o visitante tem a oportunidade de conhecer uma das trilhas mais legais que o Rio oferece.
Considerada leve (para quem já pratica essa atividade), a trilha do Morro da Urca começa na Pista Claudio Coutinho, que fica no canto esquerdo da Praia Vermelha. Há sinalização tanto para acessar a pista, quanto no início da trilha. Apesar de fácil, vale lembrar que há trechos íngremes, mas não exige qualquer tipo de equipamentos de escaladas. Uma caminhada tranquila de 30 a 40 minutos, e o visitante já tem a oportunidade de chegar ao alto do Morro da Urca.


Antigamente, quem subia pela trilha tinha o direito de descer o bondinho até a estação na Urca, depois das 19h. Mas agora isso só é permitido durante a semana, sem ser feriado. Portanto, programa-se para descer a trilha antes do acesso ser fechado (a pista Claudio Coutinho funciona até as 18h). Outro detalhe que não há vendas de bilhetes lá em cima, portanto, mesmo se quiser comprar depois não há chance!

Mas o que vale nesse passeio é justamente o prazer de fazer a trilha, tento a oportunidade de parar em alguns trechos para apreciar a vista, durante a caminhada.

Um comentário:

Flávia Jorlane disse...

Como digo aos meus amigos: a Urca e tudo que vc descreveu é aquele lugar que eu iria se tivesse que olhar o mar e tomar um decisão. A pista tem cara de Vento no Litoral de R.Russo. Essa trilha é light e foi a primeira da minha vida! Inesquecível!