5 de janeiro de 2017

2007 – 2017 – 10 anos do Blog

2017 já começou e o primeiro post do ano não poderia ser diferente. Este ano o Blog Rascunho Passado a Limpo completa 10 anos!

O mais legal dessa trajetória é perceber quantas mudanças já ocorreram nesse mundo digital, com o avanço das redes sociais, com as mensagens de whatsapp e tantas ferramentas que vieram somar ou até mesmo substituir outras. Ainda sim o blog se popularizou, tornando um importante veículo de comunicação, principalmente para quem fez dele sua ferramenta de trabalho. Muitos blogueiros se tornaram famosos e passaram a ser conhecidos como “influenciadores digitais”, justamente pelo conteúdo que postam e seus seguidores fieis.

Quando criei “Rascunho”, tinha (e ainda tenho) o propósito de apenas compartilhar no meio digital algumas das minhas ideias, pensamentos ou histórias de vida através de crônicas. Depois vieram os posts sobre as viagens ou lugares bacanas da cidade para se conhecer. De fato, o blog se tornou uma válvula de escape dos pensamentos, tentando colocar em textos aquilo que sinto, penso ou vivencio.

Nunca tive a pretensão de me tornar um verdadeiro blogueiro, encarando profissionalmente a tarefa de publicar periodicamente sobre determinados assuntos. Talvez seja por isso que o blog não tenha uma “cara” profissional, como tantos blogs incríveis que existem nesse universo ilimitado da Internet. Mas para os que procuram ler e, raramente, comentar alguns posts meus, fico feliz em saber que de alguma forma a mensagem foi repassada.

Hoje, o blog mostra quantas visualizações cada post recebeu e (ainda) me surpreendo quais foram os que receberam mais visualizações nesses dez anos. Muitos estão relacionados aos posts sobre passeios aventureiros pela cidade do Rio, como a travessia de SUP para Ilhas Tijucas e Praias Selvagens, assim como as trilhas para acompanhar o nascer do sol ou o pôr do sol na Pedra Bonita e na Pedra do Telégrafo. Não à toa, criei a hashtag “vidacomecadepoisdos30” que virou um perfil no Instagram (e que compartilho com mais duas amigas). Particularmente, gosto de conhecer lugares diferentes, próximos à natureza e longe da rotina urbana.

Ao reler os primeiros posts, vejo como amadurecemos nossa forma de escrita e percebemos que somos reflexos daquilo que vivenciamos todos os dias. Tento compartilhar tudo que me chama atenção ou que me dá prazer em escrever. Mas confesso que, pela falta de tempo, muitos assuntos acabam sendo esquecidos.

De toda forma, o blog é um espaço super interessante para registrar passagens da minha vida. E, com passar desses 10 anos, vou acumulando histórias e mais histórias, como um velho e clássico diário. Assim espero continuar escrevendo, do meu jeito, de forma leve, sem regras e livre para qualquer assunto. Ideias são sempre bem-vindas!

Parabéns ao Rascunho passado a limpo! Desejo fôlego para mais 10 anos de blog! E obrigado pela sua visita!

Nenhum comentário: