3 de fevereiro de 2017

La la Land – o musical que caiu no gosto popular



Musical não agrada todo mundo, mas La la Land – Cantando Estações parece ser um fenômeno. Depois de receber sete estatuetas no Globo de Ouro e ter 14 indicações ao Oscar, o longa virou assunto em todos os lados.

Talvez a explicação para tamanho sucesso seja porque o filme, ao mesmo tempo que faz várias referências a clássicos do cinema, foge do óbvio e traz atores que não são showman. Emma Stone interpreta Mia, uma aspirante a atriz que sonha fazer sucesso em Hollywood, mas só recebe “nãos” em seus testes. Ryan Gosling vive o pianista Sebastian, amante de Jazz e que sonha ter um espaço para se dedicar ao gênero musical predileto. Eles se esbarram na engarrafada cidade de Los Angeles e vivem um romance. Até aí, parece mais um clichê. Mas o filme vai muito além disso.

A história é contada misturando, é claro, muita música e dança. Impossível não remeter aos clássicos de Fred Astaire e tantos outros filmes que marcaram as cores vibrantes, as coreografias ensaiadas, o sapateado e os cenários de estúdios. Uma metalinguagem contemporânea, mostrando bastidores do cinema, com direito a fantasia, cenários fakes, quase beirando ao brega, mas com roupagem atualizada.

A trilha sonora é um charme à parte, com melodias incríveis como “Another Day of Sun” e a emocionante “Mia & Sebastian´s Theme (late for the date)”, de Justin Hurwitz, que faz um som no piano extraordinário! Veja mais nesse link
 
No final das contas, a nostalgia por filmes românticos, leves e divertidos fez do La la Land um filme surpreendente que vence dramas, suspenses, ações, super heróis, ficções científicas e outros gêneros já batidos.

Dá uma olhada nas referências cinematográficas do filme. Edição disponível no canal Burn Book TV.Outras referências citadas aqui.


Nenhum comentário: