20 de março de 2008

Cumplir año

Quando chega o dia do nosso aniversário, a sensação que temos é que o nosso ano novo chegou. È certamente um momento de introspecção, tomando consciência de si mesmo, daquilo que criamos, construímos até então. Assim como refletimos também sobre nossas futuras aflições, das perspectivas do que viraremos a ser a partir do que somos hoje.

Mais um ano cumprido. Portanto, estamos concluindo, completando mais uma etapa da vida terrena. E como concluímos? O que nos tornamos? Como somos vistos? O que construímos até agora?

Perguntas essas que me faço quando “cumplo año”. Daí percebo o quanto já andei, aprendi, dormi, sonhei, lutei, gozei, desfrutei, perdi, cansei, fracassei, encontrei, busquei, achei, iludi, acertei, errei, sorri, chorei, desarrumei, reclamei, acolhi, escutei, abracei, beijei, ignorei, briguei, pensei e cheguei.

Um ano a mais talvez não faça a diferença, em uma linha do tempo em que nos engana com sua fugacidade. O tempo é cruel. Ele nos apresenta uma falsa face eterna juvenil, capaz de nos burlar, entorpecer com vício de Peter Pan. E quando menos se espera, lá estamos velhos. Parece engraçado falar de velhice aos 26 anos de vida. Mas se hoje estou com 26, é porque um dia lá atrás completei 10,15, 18, 21, 25. Isso parece discurso de um saudosista, mas não é.

O tempo passa e não damos importância para isso. Não por enquanto. Ainda estamos na fase das celebrações, da fartura de amigos presentes na comemoração, de pais, avós, tios e irmãos vivos. Vamos comemorar a juventude enquanto há juventude. Anos leves, breves anos. Deixemos para depois a velhice.

De uma coisa estou certo: quando esta chegar, não me soará como um peso enfadonho, como muitos a encaram. O mesmo sorriso estará presente. E este será meu melhor trunfo. Prefiro pensar que enquanto há vida, há de comemorar sempre, porque faz parte do meu ano novo.

3 comentários:

Anônimo disse...

Filho,
É estranho e ao mesmo tempo gratificante ler esse texto seu.
Estranho, porque trata-se do filho mais novo, do caçulinha. Epa! caçulinha! Agora quem está refletindo sou eu. É... o tempo passou, e ainda guardo a sensação de tê-lo em meu colo, como o recém- chegado. No entanto, lendo o seu texto, assim como conversando com você, percebo o adulto em que se transformou.
Filho, você é isso: um misto de meninão e adulto em idade avançada; vivendo intensamente cada etapa da vida, sem esquecer ou apagar a anterior. Às vezes, alegre, descontraído, descompromissado com a realidade; às vezes, fechado como uma ostra, preocupado, ensimesmado, contido;às vezes, sentindo falta do colo de mãe; às vezes, tão maduro que dispensa até um simples comentário, independente.É, filho, você é a mais doce contradição existente em nossas vidas, que eu não saberia existir sem ela.
Grata a Deus por ter me dado você de presente, tanto quanto os seus irmãos: vocês formam o meu Kit - presente vindo do Céu - sei que não estamos juntos por acaso. Deus nos reuniu para aprendermos, uns com os outros, o que devemos aprender, e você pode ter a certeza que aprendo muito com vocês três.
Que Deus permita manter viva em você essa alegria que lhe é peculiar, abençoe-o sempre e deixe brilhar a luz maravilhosa que você irradia a todos que de você se aproximam. Muita Saúde, muita Paz, muitas Felicidades e muita Sorte!

Anônimo disse...

Lindo! entrei aqui só para deixar registrado os meus votos de felicidade virtual e ganhei de presente uma bela declaração de amor... parabéns pelo pai que tem e parabéns pelo o que vc é e representa! beijos

Unknown disse...

É amigo como sempre vc escrevendo bem!!! Mas lembre-se da música do Pedro Bial....."aproveite bem o máximo que puder o poder e a beleza da juventude"....
Vc é um amigo especial, aliás um irmão!!!! Meu irmão!!!
Te desejo tudo de mais especial que vc pode ter na vida e quero que vc saiba que agradeço muito a Deus a sua amizade, as coisas que vivemos e aprendemos juntos!!
Vc sabe que pode contar comigo SEMPRE!!! Sua festa foi DEZ, MIL!!! Fico orgulhoso por vc ter tantos amigos especiais vc é realmente um ser iluminado!!
Obrigado Deus, Obrigado tia Denise, a senhora faz parte desta criação!!
AMIGO VC É ESPECIAL!!!

ABRAÇÃOOOOOOOOOOO

RODRIGO