18 de abril de 2008

Chega de Saudade - O Filme


Todos os personagens de salão estão lá.
O cara que dança sozinho na pista, porque nenhuma mulher consegue dançar com ele.
A mulher que sonha com aquele baile durante todo mês, escolhe a melhor roupa, convida uma amiga para acompanhá-la mas... toma chá de cadeira a noite toda.
O casal de velhinhos, velhos parceiros de dança e cama, que só observam os presentes e vivem do passado.
A mulher rica que trai o marido com um autêntico dançarino argentino.
Aliás traição é o que não falta no salão. Cada um com seu “caso”.
Ah claro, o dançarino de aluguel, de aparência clássica (rabo de cavalo, rosto à lá Don Juan da Lapa, sapato com saltinho e todo jeito de dançarino... de aluguel, com caras e bocas).
Há também aqueles que dançam como ninguém no salão, ou seja, não dançam nada.
Até a banda é a mesma de todos os bailes, com direito aos cantores bregas Wanderley e Ana.
Mas o que chama realmente atenção é o estilo do filme. A diretora Laís Bodanzky filmou de maneira que o espectador se sentisse como mais um participante do baile. Aquele que vai justamente para conhecer esse universo, se encantando ou se decepcionando com as maravilhas ou breguices de um baile.
Pode soar preconceito de carioca, mas acho que seria mais característico ainda se o filme fosse rodado, por exemplo, na famosa Estudantina, berço da dança de salão carioca.
Mas o ambiente é bem familiar, com seu piso de madeira, luzes, mesas em volta da pista, bar e garçons desfilando com desenvoltura, damas com seus vestidos rodados, efeito lambada, os cavalheiros com trejeitos típicos, parafinas no chão para sapato não escorregar, e por aí vai.
A idéia de filmar um baile é bastante interessante, porque dali você retira várias histórias, que de forma mágica se interligam como uma coreografia. Casais se traem, mulheres jogam seu charme, homens seduzem. Mas o que importa é o amor pela dança. O baile pode ser da meia idade, mas o espírito juvenil está presente em cada um deles. O salão permanece cheio todo baile, mas sempre um casal se destaca no ritmo do momento. Salsa, merengue, bolero, chá-chá-chá, samba de gafieira, forró, soltinho e tango. No final das contas, são dois pra lá, e dois pra cá.

Vale muito a pena conhecer o site do filme http://www.chegadesaudadeofilme.com.br/site#

Nenhum comentário: