1 de dezembro de 2008

8 Coisas...

A pedido da Fabiana, depois de uma longa temporada sem atualizar o rascunho, escrevo o que seria uma lista de oito coisas que gostaria de fazer ou ver (ou ter, ou realizar etc...) antes de morrer. É de certo modo irônico escrever isso justamente depois de escrever um texto sobre “quando crescer...”.

Nascer, crescer e morrer. Seguimos uma linha do tempo em que somos obrigados o tempo todo a optar isso daquilo, andar por um caminho ao invés daquele outro, “desescolher” várias coisas na vida, para ter outras. Mas vamos a lista. Confesso que não é uma tarefa muito fácil.

1- A primeira coisa que devemos fazer antes de morrer, justamente para entender melhor o que é realmente a morte e – o mais importante – saber o que fazer quando chegar lá no outro lado, é ler pelo menos um livro sobre espiritismo. Independente de crença, religião, dogmas, lendas etc., acho importante conhecer um pouco sobre o outro mundo que existe por lá, nem que seja por mera curiosidade.
2- Não tem como não fugir do clichê (acho que todos devem colocar a mesma coisa), mas é fundamental, quase obrigatório na vida, viajar! Acho que se as pessoas fossem menos consumistas, sobraria mais dinheiro para conhecer e desvendar novos horizontes. Conhecer principalmente o Brasil, (Noronha, Foz, Manaus, Fortaleza etc), e países charmosos, com história viva em cada esquina, como Londres, Espanha, França etc.
3- Aprender uma arte, qualquer que seja. Desde criança, somos obrigados a seguir um roteiro pré-determinado que acaba robotizando o ser humano. Escola, curso de inglês, espanhol, francês, informática, kumon, fonoaudiologia, terapia. Acabam se tornando adultas chatas, estressadas e preocupadas com horários, reuniões, metas etc. Não estou sendo radical, afinal, tudo isso faz parte da vida. Porém, se colocarmos uma pitada de arte do dia-a-dia, tudo fica mais saboroso (ou pelo menos mais suportável). Então, vá fazer teatro (nem que seja para perder a timidez), vá aprender a dançar (dança de salão, por exemplo), aprender tocar um instrumento ou a cantar.
4- Pular de asa delta. Ainda não fiz, mas é um sonho que com certeza vou realizar. Quem mora no Rio, isso não é tão difícil.
5- Viver um grande amor.
6- Assistir ao show de três figuras ímpares da MPB: Bethânia, Lulu Santos e Marisa Monte. (Ir) Para entender melhor porque esses caras não precisam aparecer na mídia para serem quem são.
7- Ser uma pessoa honesta, estudar para ser alguém, ajudar o próximo e não perder o bom humor nunca! Fazer a diferença no final. Não precisa ser o ganhador do Prêmio Nobel, mas ter consciência de que fez alguma coisa de útil na vida para humanidade.
8- Construir uma família unida, amorosa e feliz, lembrando que a melhor herança que podemos deixar aos nossos herdeiros é justamente o tripé educação-amor-fé. O resto é conseqüência.

2 comentários:

Fabiana disse...

tripé educação-amor-fé. O resto é conseqüência.
Arrasou!
O resto é consequência, mesmo!!!
Adorei!
bjs

railer disse...

eu já pulei de asa-delta aqui no rio! recomendo muito!