14 de fevereiro de 2013

Porque eu sou da Vila!


“Quem nasce lá na Vila / Nem sequer vacila / ao abraçar o samba (...) Lá, em Vila Isabel / Quem é bacharel / Não tem medo de bamba / São Paulo dá café / Minas dá leite / E a Vila Isabel dá samba” (Noel Rosa)

Nasci e moro no bairro de Vila Isabel. Um bairro da Zona Norte, que fica entre dois grandes bairros – Tijuca e Méier. Desde pequeno, sempre ouvi as histórias desse lugar, conhecido principalmente por seus dois principais personagens: Noel Rosa e Martinho da Vila. Ambos músicos, compositores e sambistas de carteirinha. Ambos divulgaram amplamente os “encantos da Vila” como um bairro boêmio, cercado de botecos, vilas e bambas.

Apesar de um bairro sem muitas belezas naturais e ainda um lugar de “passagem”, Vila realmente tem seus encantos e particularidades, como tantos outros bairros típicos de subúrbio. As muitas vilas de casas e antigas construções de sobrados são marcas fortes desse lugar, onde ainda se encontram pessoas nas calçadas jogando conversa fora. Outra característica são os vários bares e botecos de cada esquina, onde concentram moradores para chope do final do trabalho ou do churrasco de final de semana.

Sua proximidade com o mais famoso estádio de futebol do país, o Maracanã, faz com que as comemorações após as partidas deixem esses bares ainda mais cheios de torcedores e beberrões. Sem esquecer a presença de universitários que emblemam um ar juvenil às ruas próximas à Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ).

Vila Isabel é conhecido também por três tesouros que se tornaram símbolos do bairro. O primeiro, e mais emblemático, é antiga fábrica de tecidos, que até hoje mantém arquitetura desde sua construção. Cantada em versos de Noel, na música Três Apitos (“Quando o apito da fábrica de tecidos / Vem ferir os meus ouvidos / eu me lembro de você”), a fábrica foi construída pela Companhia de Fiação e Tecidos Confiança Industrial, fundada em 1885. Hoje funciona ali um supermercado. Já o segundo é a famosa calçada da Avenida Boulevard 28 de Setembro, feita com pedras portuguesas formando partituras famosas de Noel Rosa e outros importantes compositores.

A terceira é a quadra da Escola de Samba Unidades de Vila Isabel, onde se concentra os ensaios e o coração da escola. No último dia 13 de fevereiro, quarta-feira de cinzas, ela ficou pequena aos muitos moradores que comemoram a vitória merecida do Carnaval 2013!

Esse ano, a Vila acertou na escolha do samba para o enredo “A Vila canta o Brasil celeiro do mundo – água no feijão que chegou mais um”, com versos simples, melodia fácil e empolgante. O samba contagiou, a escola veio alegre e muito bonita. O desfile impecável garantiu com muita justiça a vitória, na frente de duas escolas que nos últimos anos vêm disputando o primeiro lugar – Unidos da Tijuca e Beija Flor. A nossa Azul e Branco veio desbancar as favoritas e mostrar que um tema tão simples mas não deixando de ser emblemático – a agricultura do país e a vida no campo – pode sim fazer um espetáculo maravilhoso e encantador.

Como morador do bairro, como torcedor apaixonado pela escola (desde pequeno) e apreciador do samba, estou extremamente feliz e emocionado por essa conquista. É indescritível ver a Boulevard 28 de Setembro repleta de moradores vestidos com as cores da bandeira, cantando o samba e comemorando o campeonato. A festa no arraiá foi pra lá de bom! “Mas, tenho que dizer, modéstia à parte, meus senhores, eu sou da Vila”!

Matéria do Jornal O Globo

Um comentário:

Ju disse...

Esse ano não acompanhei nada das escolas de samba, não posso dar minha opinião e dizer se foi merecido ou não hehehe Mas de qq fora, Parabéns a Vila!
beijos ju