24 de fevereiro de 2013

Sintonia


É normal buscarmos mais qualidades, ou melhor, afinidades na pessoa em que queremos um relacionamento. Essas afinidades passam por gostos musicais, por exemplo. Não é uma fórmula de sucesso dos relacionamentos, mas o casal que gosta das mesmas coisas, e discordam de poucas, apreciam juntos e vivenciam mais momentos especiais.

“Gostar de gêneros musicais diferentes não impede um relacionamento, mas quando há compatibilidade, dois amantes evoluem e transforma-se em dois cúmplices”, escreveu Martha Medeiros no seu último artigo “Afinados” (revista O Globo). Pode acontecer o oposto, quando ambos não gostam de um gênero musical, mas, acidentalmente, acaba gerando uma aproximação. Isso aconteceu com meu irmão e sua esposa. Durante uma viagem, acompanhados de alguns amigos, os dois (que até então eram apenas conhecidos) resolveram se afastar do grupo, quando este procurou um lugar de samba. Por não gostarem de samba é que os dois se aproximaram e o romance deslanchou.

Martha descreve ainda que se aquilo que gostamos de ouvir estimula as mesmas sensações, acabamos criando um diálogo sem palavras, apenas sintonia. E é essa sintonia que vai consolidando um relacionamento maduro em vários aspectos, criando confiança, parceria e união. 

No filme “O lado bom da vida”, não é exatamente a música a “causa” do despertar de uma paixão, mas outra arte que também faz o mesmo efeito: a dança. Dois personagens, vítimas de perturbações psíquicas graves, encontram uma forma de amenizar a ansiedade descontrolada, canalizando suas energias e responsabilidades em um concurso de dança. Esse encontro, em princípio despretensioso, torna-se fundamental para que eles se enxergassem apaixonados um pelo outro, deixando para trás as sombras dos ex-amores.

Mais que uma boa cantada ou um físico atraente (formas “tradicionais” para atrair duas pessoas), uma música e uma dança podem surpreender duas pessoas para outros olhares, outras intenções. A música envolve sentidos, sensualidade, sensações diferentes que podem ser responsáveis por grandes paixões. Cada um tem sua trilha sonora, ou pelo menos deveria ter.

2 comentários:

Ju disse...

Ahhhh eu quero ver esse filme!!

Anônimo disse...

"Os opostos se distraem,
Os dispostos se atraem"...

Sem dúvida,a música tem um poder absurdo, é envolvente!
"o lado bom da vida"... Achei esse filme fantástico!