3 de fevereiro de 2008

De volta para casa!

Estou voltando pra casa outra vez...

Finalmente Brasil! É essa sensação de quem volta ao seu país depois de uns dias fora. O sol, o calor, a família, o bifão-feijão-farofa te esperando.

Viajar é bom, mas voltar pra casa tem um prazer maior... até voltar a velha rotina.

Nunca tive essa sensação de querer voltar pra casa logo. Não que não estivesse aproveitando a viagem. Aliás, que viagem! Mas a saudade bate de qualquer maneira. Fico imaginando as pessoas que viajam por muito tempo. Pra morar fora, estudar por um tempo. Eu passei admirar muito essas pessoas. Mais que ter vontade de enfrentar novos desafios, em terras estrangeiras, onde tudo aquilo nao te pertence, ter coragem para aguentar tanto tempo fora de casa. Quando falo casa, não é apenas a nossa casa (que já significa muita coisa). É o nosso país, nosso povo, nosso calor, simpatia. Nossa língua, nossa cultura, nossa música. Nossa família, acima de tudo.

É lógico que experimentar coisas novas é bom. É ótimo! Você percebe quanto sua vida é diferente. Seus costumes, seu dia-a-dia. Algumas pessoas vivem para isso. Para experimentar! Ousar, trocar de vida como se fosse um personagem. Outras preferem uma vida mais tranquila, quase uma rotina, o feijão com arroz.

Não sou nem oito, nem oitenta.

A Europa realmente é o primeiro mundo. Outra realidade. Mas nunca trocaria meu país pra viver por lá. Gostei de conhecer, achei tudo lindo, história viva em todos os cantos. E ponto! Não troco minha praia por um rio Sena. Torre Eifell tem sua beleza, Big Ben surpreende, Palácio Real de Madri é inesquecível, porém não canso de ver meu Pão de Açucar, Cristo, Lagoa, Maracanã e praia de Ipanema.

Mas o bom é isso. Durante alguns dias da vida, você sai da sua realidade. Embarca numa longa viagem. Conhece cores, sabores, frios, palácios, reis e rainhas. Depois volta para casa. Desfaz a mala, entrega as lembranças, passa as 1.280 fotos para o computador (jura, que vai revelar pelo menos 200 fotos), coloca as roupas pra lavar, abre a janela e diz: que bom te rever, meu Rio de Janeiro!

3 comentários:

Leila Souza disse...

Seja bem vindo!
Bom te ver novamente no blog!
Abraços.

Anônimo disse...

acho que essa sua saudade bateu tb, pq bem ou mal é uma nova fase na sua vida... morar sozinho é um "big deal"...

Anônimo disse...

fala cara, bem vindo de volta ao rio! vou te falar, sempre que viajo ao exterior o que me dá vontade ao chegar é comer feijão! (risos)