23 de setembro de 2008

Quando blog se torna um vício

Tudo em excesso é preocupante. Esse clichê faz necessário quando pensamos naquelas pessoas que abrem mão da sua vida real para viver quase exclusivamente a vida virtual.
Saiu uma matéria sobre a compulsão de algumas pessoas, entre elas celebridades, em atualizar sempre seus blogs, mesmo em momentos especiais, como lua-de-mel.

O tema levanta a questão de: “até quando é saudável manter-se ligado ao mundo da Internet?”. Cada vez mais jovens, adultos e até mesmo crianças permanecem maior parte de sua vida diante de um computador, principalmente on-line. Alguns deixam de lado sua vida social, preferindo ficar horas e horas postando em salas de bate papo, Orkut , blogs, msn e afins. Ainda há os que trocam uma boa noite de sono para madrugar escrevendo, escrevendo, escrevendo...

Particularmente, tento me policiar quando percebo minha resistência em sair diante do PC, mas confesso que nunca troquei por uma boa saída.
Já existem alguns estudos sérios que relatam o perigo que as novas tecnologias podem proporcionar a essa geração. É mais fácil mandar um e-mail, deixar um recado no Orkut que ligar para pessoa, ou pior, estar com a pessoa. É mais fácil entrar em uma sala de bate papo para conhecer pessoas virtuais, que criar oportunidade para sair e conhecer gente. Nas corporações, virou praxe colegas de estação de trabalho se comunicarem por mensagens instantâneas, quando o msn é proibido, ao invés de apenas se olharem ao vivo.

Não estou sendo apocalíptico a ponto de crucificar tais ferramentas, mas como disse lá em cima, tudo em excesso é preocupante. Especialistas apontam isso como vício, compulsão mesmo, algo que deve ser tratado psicologicamente.

Aos amigos blogueiros, deixo aqui meu alerta! Vamos escrever sim, mas não tomemos isso como algo essencial para nossa sobrevivência! Sempre pensemos em primeiro plano nossa vida real!
Para quem interessar, leia a matéria e se quiser testar seu nível de sua dependência tecnológica, faça o teste disponível no final da matéria!

4 comentários:

railer disse...

ótima postagem, mário. às vezes eu acho que estou muito obcecado com o blog, mas a verdade é que eu curto fazer isso, escrever e estar em contato com as pessoas. mas como também colocou, é preciso estar em contato real com elas. daí também não troco ficar na frente do micro por uma saída pra um barzinho ou um bate-papo com amigos.

Anônimo disse...

Viciadooo!

Anônimo disse...

=D

Anônimo disse...

Ufffffa, fiz o teste e ainda bem que não sofro desta patologia, pelo menos por enquanto!!!!
Valeu, Marioooooo!!!!!!