25 de novembro de 2010

Lamentável mundo cão


Estamos vivendo mais uma vez uma época de “salve-se quem puder”. O Rio volta a ser manchete por conta dos inúmeros ataques dos bandidos em toda cidade. Eles estão reagindo contra as UPPs, o governo diz que está contra-atacando, mas quem sofre mesmo somos nós, cidadãos.

Quem achou que os bandidos iriam apenas fugir dos morros, onde essas unidades pacificadoras da polícia estão sendo instaladas, foi ingênuo demais. Era óbvio que mais cedo ou mais tarde eles iriam reagir ao cerco que a polícia e o Estado estão fazendo para acabar com o tráfico nas favelas cariocas. Acontece que a reação da polícia não está sendo suficiente para conter essa onda de violência absurda que toma conta dos bairros.

E o que fazemos? Trancafiamos-nos em nossos lares, porque afinal de contas somos nós os verdadeiros presos.

Faz pouco mais de um ano que vivi uma das piores experiências da minha vida na cidade, quando houve um princípio de arrastão dentro do Túnel Santa Bárbara, bem na hora que eu ia para meu trabalho. Tive que abandonar meu carro, sair correndo, sem saber o que estava fazendo, porque o medo de morrer faz você correr desesperadamente. Isso é sobrevida, isso é guerra não declarada, isso é terrorismo.

Chegaram afirmar por aí que o tráfico já era, e o perigo está com a milícia... ah é? Então me expliquem o que está acontecendo agora?

4 comentários:

Ju disse...

não explicam...

Anônimo disse...

É meu caro, verdadeiro mundo caos, Rio caos, né?! E nós prisioneiros...Até que ponto os papéis se confundem, quem é a polícia? Quem é o bandido? E por que nós os presos? São tantas as questões...Será que vale a pena saber as respostas?!!

Nath disse...

Sempre vale a pena saber as respostas. Uma sociedade alienada é uma sociedade facilmente dominada.

railer disse...

eu não estava no rio quando tudo aconteceu e fiquei assustado. espero que esse clima de esperanaça que está sendo criado se transforme em uma bela e boa realidade para a cidade.