20 de julho de 2011

Amizade


Hoje comemora-se o dia do amigo. Uma data não tão expressiva como o dia dos namorados, o dia das mães, das crianças e, talvez por isso, ainda não seja tão comercial como essas, o que é bom. Ainda não inventaram promoções, produtos, presentes para o dia do amigo. Mas para quem lembra desse dia, é sempre prazeroso comemorar, mandar uma mensagem, telefonar, matar a saudade de um amigo.

Amizade para mim é algo precioso e fundamental. Quem não tem amigo, não construiu nenhum bem de verdade.

Alicerces da vida, amigos são extensão da nossa família. São conquistados e cultivados aos poucos, durante anos, até vidas. Uns chegam ainda na infância, quando ainda estamos sendo formados e somos inocentes. Disputamos as brincadeiras, compartilhamos as primeiras descobertas, as primeiras experiências, e crescemos juntos até nos tornarmos adultos.

Já na fase adulta, somos mais seletos, afinal a desconfiança e o medo da decepção afetiva nos tornam mais atentos. Mas nem por isso deixamos de construir novos laços de amizade, seja na faculdade, seja no trabalho, ou em outros grupos sociais que ingressamos. Continuamos compartilhando idéias, gostos, experiências, mas também aprendemos lidar com as diferenças de cada um, buscar respeitar e entender o pensamento e o comportamento do próximo. Toda amizade – quando verdadeira e sincera – se parece com um casamento: é crescimento mútuo de respeito e admiração. Há seus momentos de festas e badalações, mas há seus momentos difíceis, de superação. Há o momento do cansaço, do estresse, do desgaste da relação, entretanto, o mais importante, são os momentos de compreensão, de aprendizagem e de parceria. Nossos amigos são nossos mestres, nossos confidentes, nossos companheiros e parceiros.

Geralmente escolhemos aqueles que são parecidos conosco, na eterna busca de nossa imagem semelhança, mas também aceitamos os excêntricos, os tímidos, os confusos, os certinhos demais, os relaxados, os esquecidos, os esquisitos. As diferenças fazem parte de toda sociedade e sempre aprendemos com elas.

Infelizmente, há os amigos que somem, que acabam passando boa parte da vida distante da sua, mas nem por isso esquecemos e deixamos de cultivá-los. Há os que convivem intensamente, o que reforça a idéia de casamento, porque todo dia tem uma história para compartilhar. Há aqueles que procuramos apenas nos finais de semana, porque a vida corrida do dia a dia nos força essa separação chata. Há os que moram tão longe que a saudade bate forte, até o momento do reencontro. Há os que já partiram... esses só nos restam as boas lembranças, e a vontade de sonhar com eles para um bendito reencontro nas nuvens.

Hoje quero homenagear a todos amigos que tenho e que fiz durante meus quase trinta anos. “Amigos de fé, irmãos camaradas”, que venham somar todos os dias a minha vida. Suas conquistas são as minhas, suas angústias são as minhas, suas alegrias ou frustrações também me pertencem. Amizade é uma via de mão dupla e o amigo é um complemento seu, para quem encontramos o amparo, quando necessário, mas também nos doamos sempre. A troca é essencial, caso contrário, não há amizade, e sim interesse por uma das partes. Amizade não combina com egoísmo, egocentrismo. Para esses que acham que o mundo gira entorno de si, só lhes resta a solidão. Amizade faz bem para alma. 


3 comentários:

Ju disse...

Fundamentais, taí uma definição para amizade. Ainda bem que este dia não virou comercial, imagina ter que presentiar a todos que considero amigo emum único dia, em único salário? difícil... rs

Liza disse...

óoooooo.... :-)

railer disse...

feliz dia do amigo para os amigos virtuais também!