25 de agosto de 2011

Que Mário?


Imaginem quantas vezes eu já escutei essa frase na minha vida? Sim, eu já cansei dela inclusive.

O mais engraçado é que o nome “Mário”, apesar de não ser um nome tão comum na minha geração (confesso que quando criança não gostava dele porque sempre achei um nome para velho), sempre esteve presente e, pode não parecer, ele é mais famoso que essa piada sem graça “Você conhece o Mário?”.

Vamos fazer outra pergunta: quantos Mários você conhece?

Mário Bros
Por ter sido batizado com esse nome, já encontrei em alguns personagens desde novela da Globo, passando por seriados americanos, até jogos eletrônicos.
O mais famoso mundialmente é o protagonista dos populares jogos da japonesa Nintendo: o bonachão encanador italiano Super Mario Bros. Aliás, meu xará completou esse ano 30 anos (um ano mais velho que eu!) e ganhou até uma biografia: “Super Mario”, do jornalista americano de games Jeff Ryan, além de uma estátua no Museu de Cera de Hollywood e deu nome de uma rua na Espanha. Uma curiosidade desse personagem é que ele nasceu justamente para driblar as limitações visuais dos jogos na época. Como não havia tantos recursos gráficos, o bigode delimitava onde estavam a boca, os olhos e o nariz do personagem (estamos falando de um game no início da década de 80, quando a sensação era aquele famoso Pac-man do Atari, lembram?).

Mário Fofoca - Luis Gustavo
Outro personagem marcante, também da década de 80, foi “Mário fofoca” da novela Elas por elas, vivido pelo ator Luis Gustavo. Eu nasci no mesmo ano em que foi exibida tal novela, portanto, só tomei conhecimento de tanto ouvir “Mário fofoca” mais tarde. O detetive particular fez tanto sucesso que, um ano depois do fim da novela, ganhou um seriado próprio, e recentemente teve uma participação especial, do próprio Luis Gustavo revivendo o personagem na regravação de Tititi. Até o escritor Luis Fernando Veríssimo participou como um dos autores desse seriado na Globo.

Para quem é fã do seriado Friends, há um episódio (“Aquele em que o Underdog Escapa”), ainda da primeira temporada, em que o personagem Joey (Matt LeBlanc) participa como modelo de uma campanha contra doenças generalizadas. Adivinhem o nome escolhido para campanha contra doença venérea? “What Mario isn´t telling you… VD - You never know who might have it”!

Particularmente, o xará mais famoso foi o jornalista Mário Filho, que deu nome ao maior estádio do mundo. Na época do colégio, lembro-me que durante a chamada na aula de educação física, o então professor só me chamava de “Maracanã”! Apesar de eu nunca ter sido ligado ao esporte, sei o quanto esse jornalista, irmão de Nelson Rodrigues e filho de outro importante jornalista e empresário Mário Rodrigues, é reconhecido no jornalismo esportivo até hoje.

 Enquanto não sou “famoso” (rs), tiro onda aproveitando meus homônimos verdadeiramente famosos!



2 comentários:

Geli, Angie, Angel, Angélica disse...

Putz! Nem me fale! E olha que eu não tenho ninguém assim famoso como referência. Acho que só a Anjelica Houston e a Angélica do Luciano Huck, a causadora dos meus problemas! Imagine você quantas vezes em que eu cheguei num lugar e disse meu nome eu ouvi: "Veio de táxi?" Ah, não f**e! rs

railer disse...

já fantasiou de super mário no carnaval ou festa à fantasia?