30 de setembro de 2011

Primeira experiência no Rock in Rio


As primeiras impressões sobre o Rock in Rio são as melhores possíveis. Não sei se tinha uma vontade guardada há dez anos, já que infelizmente não consegui ir na última edição do festival no Rio, mas fiquei muito feliz pelo que vi.

Em princípio, comprei o ingresso para o dia extra com pretexto de conhecer o festival, independente das atrações do dia. Mas eis que o astro da noite era nada mais nada menos que Stevie Wonder. Ok, ok, para muitos fãs de rock pode parecer programa de velho assistir clássicos de casamento como “My Cherie amour” e “I just called to say I Love you” em um festival “teoricamente” dedicado ao rock. Mas valeu muito a pena. Ele impressionou o público fazendo uma homenagem com “Garota de Ipanema” e “Você abusou” e foi além com improvisações típicas da boa soul music.

Cheguei tarde e acabei perdendo a homenagem à Legião Urbana e a bem elogiada apresentação de Janelle Monáe. Mas peguei os primeiros acordes do “Baile do Simonal”, no palco do Sunset, o que foi maravilhoso. Enquanto a (desconhecida) Ke$ha quebrava guitarra e bebia sangue de mentira no palco, curti a montanha russa divertida, portanto, não perdi nada do show fora de contexto da noite.

Jamiroquai fez uma apresentação empolgante, mas com repertório pouco conhecido, o que me decepcionou um pouco. Lógico que esperava escutar “Virtual insanity” e “Space Cowboy”, mas nem no momento do bis Jay Kay nos presenteou com os sucessos da banda.

Certamente o melhor da noite foi Stevie Wonder que emplacou um sucesso após o outro do meio até o final de seu show com: Isn´t She Lovely, You are the sunshine of my life e Superstition. Particularmente, o momento brilhante foi Stevie tocando Overjoyed em um piano desigual. Foi emocionante!

Pelas atrações da noite, o público era em sua maioria de “coroas”. Os adolescentes que foram ver Ke$ha trataram logo de ir embora nos melhores shows da noite, o que só deixou mais espaço e, portanto, mais conforto. A estrutura deu conta do público, principalmente na segurança e na saída dos ônibus. Voltei em paz! O difícil foi dormir menos de duas horas e trabalhar no dia seguinte!

Próxima experiência: dia 1. Todas as expectativas para Maroon 5 (que já tive o prazer de assistir a um show no Rio há poucos anos) e, claro, Coldplay!

Um comentário:

Liza disse...

Era nesse dia que eu queria ir, do Stevie Wonder! Vai ficar para o próximo rock in rio.

bju