26 de janeiro de 2016

33 Variações - a peça


foto Guga Melgar


Com a abertura oficial do Teatro Nathalia Timberg, na Barra, o diretor Wolf Maya inaugura mais um bom espaço para cultura carioca. E nada mais justo que estrear uma peça, cuja protagonista é vivida pela própria homenageada.

A peça escolhida para essa estreia é um sucesso da Broadway – “33 Variações” – que narra o processo de criação das variações de Diabelli, consideradas obra prima de Bethoveen, a partir de uma busca incessante de uma musicóloga pelos manuscritos do autor.

Para contextualizar a narração, o espetáculo intercala o presente, vivido pela pesquisadora, com o passado, remetendo à época de Bethoveen, interpretado por Wolf Maya. Para enriquecer ainda mais a peça, parte da obra é executada ao vivo pela pianista Clara Sverner, com um piano de cauda em destaque, compondo o cenário. As projeções visuais impressionam o público, sendo um excelente artifício cênico, ultra moderno.
Com tudo isso, você deve imaginar: “nossa, essa peça deve ser imperdível!”. 

Confesso que fui com uma expectativa proporcional ao talento do elenco e a beleza musical do repertório, mas o resultado, infelizmente, não correspondeu.

A sensação é de uma peça é arrastada, com um roteiro fraco, o que torna cansativo para suas três horas de duração (com intervalo). É um drama, com pitadas de humor, que não se sustenta quando a problemática já é percebida nos primeiros minutos da peça. Por um lado, uma pesquisadora fanática pelo brilhantismo de Bethoveen, mas tendo que conviver com os sintomas da esclerose lateral sofrida pela personagem. Por outro, um Bethoveen doente, obcecado pela criação de uma obra perfeita. Para o final, Wolf prepara um número musical fantástico, com seus alunos da Escola de Arte Dramática, o que faz o espectador despertar de uma soneca inevitável. E isso é tudo.


Nenhum comentário: