13 de fevereiro de 2009

Inclusão digital: bom ou ruim?

Confesso que fiquei na dúvida do título deste post, porque não sabia se colocava “Bizarrices do Youtube” ou “Maldita inclusão digital”. Mas preferi este título porque acho que há assuntos instigantes em que limitar-se a um julgamento pejorativo deixa de ser interessante para discussão posterior. Então pergunto: a inclusão digital é boa ou ruim?

Para quem não tem TV a cabo, fica difícil escolher uma programação interessante na TV aberta, principalmente aos domingos. O “cardápio” é tão ruim, que o telespectador realmente não tem muita opção. Daí o velho discurso que a comunicação de massa não presta porque não oferece um “produto de qualidade” ao povo brasileiro e, conseqüentemente, este povo não tem cultura e blábláblá whiskas sache...

Por outro lado...
E quando você tem um leque quase infinito de opções disponível na Internet e MESMO ASSIM o povo continua consumindo (Olha os apocalípticos aí gente!) a cultura-lixo de massa?

Vamos traduzir...

Você já conhece a Stefhany (Ela é linda. Absoluta. Stefhany)? E a Christney Spears?

Pois então, tratam de figuras peculiares do “caldeirão” youtube, em que tudo é possível! A idéia de “uma idéia na cabeça e uma câmera na mão” foi incorporada de tal maneira que qualquer um pode montar seu vídeo e publicar (para o desespero dos pais do Cinema Novo! Imagina Glauber Rocha assistindo um clipe desses?). E o pior: ainda faz sucesso!

É o caso da sem-noção Stefhany que virou um sucesso no Nordeste com suas adaptações toscas e seus clipes fantásticos no youtube . A mãe da estrela virou sua empresária (?) e ajuda a filha a compor as letras, criar os roteiros dos clipes, e ainda contrata um câmera man para gravar. É tão absurdo que se torna notícia nacional!

Pode parecer absurdo para nós, mas para maioria infelizmente não é. Não tem prova maior que o fenômeno chamado Calypso!

A grande mudança aconteceu de fato com a inclusão digital. Se antes, estes “sucessos” eram regionais, agora são nacionais, ou até internacionais. Com a “democratização” digital, tudo é possível. Então, isso é bom ou ruim?

Nem um, nem outro. Apenas excêntrico, ou seja, aquilo que está fora do centro, o incomum, o alternativo, esquisito, extravagante, original... diferente. Para uns, motivo de deboche, para outros, gosto pessoal.

No final, escolha o seu próprio cardápio.

2 comentários:

Fabiana disse...

Ciclo altamente vicioso. De quem é a culpa? não consigo saber. O fato é que o que antes era verdadeiramente cultura regional com suas caracteristicas proprias hoje é marcado pelo estilo BBB de ser. Ou seja tá indo de mal a pior.

railer disse...

vamos lá, tem duas coisas aí: primeiro, a questão da escolha do que ver. eu cheguei a falar uma vez no antigo blog sobre um amigo que decidiu não ler nem ver jornal, esperando que as notícias chegassem até ele em papos informais. cada um coloca seu próprio filtro, isso é certo.
segundo, a questão dos 'nichos' se tornarem mais populares vem da teoria já bastante discutida: a cauda longa. e, já que você citou calypso, sabia que eles são muito inteligentes nesse sentido? eles sabem atingir muito bem o seu público e até fazem uso de um novo conceito que começa a tomar conta da internet: o das coisas grátis (ou quase)! eles concedem cds de graças a camelôs que revendem baratinho, sempre antes de irem a alguma cidade. depois, lotam todos os shows, que é onde realmente ganham.