22 de março de 2010

O futuro nos espera!

Uma câmera web com sistema de projeção portátil a baterias, e com um pequeno espelho. Esses componentes se comunicam com o celular que está no bolso da calça, por exemplo, e que funciona como dispositivo de comunicação e de computação. Utilizando gestos naturais com os dedos, e projetando a imagem em qualquer superfície (parede, na própria mão), é possível visualizar “seus desejos”, como um verdadeiro dispositivo do sexto sentido! Ajuda na tomada de decisões pessoais em diversas situações do cotidiano (compras etc), assim como atualiza e antecipa informações sobre o que acontece no mundo.



(acesse o link, há legenda em português!)


Parece muito louco tudo isso, futurista demais, porém, acredito cada vez mais que estamos caminhando para um mundo totalmente robotizado, automatizado e computadorizado. Não sei se tudo o que “planejam” para o futuro será concretizado, mas devemos esperar qualquer coisa no universo da tecnologia e inovação.

Como trabalho em um Centro de Pesquisas, vivencio um pouco desse universo e já vi muitas inovações surgirem de idéias loucas como essas, e se tornarem realidades em pouco tempo (lembrando que a idéia de tempo é relativa)!

Idéias práticas e inovadoras são muito bem vindas, desde que não prejudiquem o meio ambiente e tenham como princípio básico a sustentabilidade. Ao mesmo tempo que sonhamos com bicicletas futuristas, celulares com sexto sentido etc, nos preocupamos com coisas básicas, como a falta de água potável em nosso planeta, o aquecimento global e a escassez de recursos naturais básicos para nossa sobrevivência. Parece papo chato, de ambientalistas-defensores-engajados-extremistas, mas não é!

Um comentário:

Ju disse...

Mas pelo o que entendi essa tecnologia veio justamente para dar infos a mais para ajudar o consumidor na hora de comprar os produtos, né??

Aí nesse assunto eu entraria por uma outra vertente... pelo social. Acho que isso aumentará ainda mais o abismo que existe entre a qualidade e o modo com oas pessoas tem acesso a informação.

bjus