10 de março de 2010

Os sonhos falam...

Cada vez mais me conscientizo da importância do sonho. Todos nós sonhamos, sendo que uns conseguem lembrar, mesmo que vagamente, e outros não. Desde jovem, sempre tive curiosidade em saber por que sonhamos e o que o sonho significa. Mais uma vez, o espiritismo me trouxe uma resposta para essa questão. De forma sucinta, a doutrina diz que todos nós somos médiuns (faculdade que permite a comunicação com plano espiritual), uns mais desenvolvidos e outros menos. Um dos médiuns mais conhecidos por todos foi Chico Xavier. E a prova disso é justamente o fato de nós sonharmos, pois durante o nosso sono, o corpo descansa, enquanto o espírito continua em atividade. Dependendo do sonho, é possível descrever por onde o espírito andou durante o descanso do corpo. É claro que essa explicação é bem simplória e não tenho pretensão de estender sobre esse assunto por aqui.

Acontece que ultimamente fico assustado comigo mesmo, por conta de meus sonhos mediúnicos. Não desenvolvi outro tipo de mediunidade e, portanto, não tenho outro meio de comunicação com o mundo espiritual, mas certamente os meus sonhos me provam como estamos em sintonia com esse plano.

Algumas passagens em minha vida vêm me demonstrando a importância do sonho principalmente em suas mensagens subliminares. Essas, muitas vezes, trazem boas-novas nem sempre bem interpretadas por mim. Assim aconteceu na primeira vez que me dei conta disso...

No ano de meu vestibular, período complicado para muitos que passam por ele, encontrava-me uma pessoa estressada, desestimulada, pressionada pelos familiares mais próximos e principalmente por mim. A cobrança era muita e a vontade de passar para uma universidade pública era grande. Na época, o curso que optei era bastante concorrido, perdendo apenas para medicina em algumas universidades. Pela primeira vez, via-me sentado em um divã, conversando com uma terapeuta, para tentar me acalmar e trazer de volta a auto-confiança. Em uma sessão, a terapeuta me perguntou se eu tinha o costume de interpretar meus sonhos. Eu disse que não. Ela então sugeriu que eu contasse a ela todos os meus sonhos (os que eu lembrava, é claro). Até que em uma noite, eu sonhei que estava numa loja de uniformes escolares comprando um uniforme novo para minha... nova escola. No sonho, eu parecia extremamente feliz porque iria ingressar em uma nova escola, mesmo sendo um mundo totalmente desconhecido para mim. Na época, minha terapeuta logo indagou: “você ainda não percebeu que isso foi uma mensagem para você?”. “como assim?”, respondi. Então ela continuou: “acho que essa é uma mensagem, dizendo que você provavelmente terá uma novidade muito em breve, e se você acreditar nisso, pode ser que seja realmente seu passaporte para a tão desejada universidade”. No início, não acreditei. Achei aquilo viajante demais, delírio total da terapeuta. Duas semanas depois, saiu uma reclassificação da PUC, e eu tinha passado. Mais tarde, eu teria sido aprovado no vestibular da UFRJ.

Em outra passagem, já contada com detalhes aqui no Rascunhos foi o tão desejado sonho que tive com meu querido avô já falecido. Quando ele faleceu, duas semanas antes de meu aniversário, eu pedi muito a espiritualidade que lhe desse a autorização para que ele viesse me dar o abraço de parabéns pelo dia do meu aniversário. Pois no sábado seguinte ao meu aniversário, dia 24 de março, ele veio através de um sonho lindo e inesquecível. (leia). Recentemente, tive outra surpresa maravilhosa.

Em dezembro, estive na casa de uma grande amiga, minha afilhada de casamento, e comentei que havia sonhado com ela e seu lindo bebê. Ela não escondeu a alegria e me confessou que já estava tentando a gravidez. Mal ela sabia que já estava grávida. Em janeiro, durante suas férias na Disney ela descobriu, fez o teste e confirmou quase três semanas de gestação. Ela me ligou surpresa com a história do sonho.

Do mesmo jeito que sonhamos com coisas boas, também temos maus pressentimentos, e são essas mensagens sublimares que às vezes me assustam. De toda forma, tento encarar meus sonhos como uma faculdade poderosa, que pode me ajudar (e muito) em minhas decisões, meus pensamentos, de como proceder em certas situações ou evitar incidentes, discussões desnecessárias ou qualquer tipo de transtorno.

Há os que acham tudo isso uma bobagem, assim como já pensei anteriormente. Não importo, pois tenho a convicção que essa faculdade nos foi presenteada justamente para podermos conhecer o que há além da nossa vida terrena. Só devemos buscar o conhecimento para saber interpretá-las da maneira correta. Estou longe de responder tantas outras dúvidas em relação a pesadelos, a sonhos com pessoas desconhecidas, estranhas ao nosso cotidiano, a situações em priori bizarras etc. O que sei é que sonhos podem ter múltiplas explicações e justificativas ainda muito além do nosso intelecto e, portanto, da nossa plena compreensão.

4 comentários:

Ju disse...

Os sonhos falam... definitivamente. Já tive sonhos assim. Alguns bons e outros nem tanto!! Mas eu prefiro sempre saber ;)

Dr. do absurdo disse...

Freud dizia que os sonhos nada são mais do que nossos desejos e temores. Eu acho que ele estava bem certo quanto a isso. Os sonhos que não sao tão claros ao nosso desejo ou medo, carecem de uma análise maior, mas em suma, caracteriza sempre de nós mesmo. Eu acho...

Abração

Maitê disse...

Oi Marinho !!!!!!

Pois é menino ... de uns tempos para cá a minha vida teve uma baita mudança (rs.....). Casei em 2008 e acabei me mudando para Brasília pois o marido prestou concurso para a Anatel e passou. Larguei definitivamente TUDO no Rio e vim para estas terras candangas (rs......)

Quem disse para vc que eu toco bem piano ??? hahahahaha ... Depois de anos e anos estudando, resolvi fazer faculdade de música para ter um diploma ... Acabei cursando a Escola de Música da UFRJ e depois de uns 6 anos me formei (fui louca ... fiz engenharia e música ao mesmo tempo ... quase surtei !!!)

A Tia Cecília é uma fofa né ??? Ela foi no meu casamento e tudo ... Nossa, ela é minha grande e eterna professora há mais de 20 anos !!!! Tem noção disto ??? rs......

Nossa ... estou impressionada em como este mundo é pequeno e como "descobri" você através da Jú !!!!! Se você continuar sendo o fofo que você sempre foi ... esta menina tem sorte de ter você como padrinho !!!! :)

Vc vem para Brasília na Páscoa ???? Menina, faço questão de marcar alguma coisa com você !!!!!!!! Na verdade, obrigo você a se encontrar comigo !!! rs....

Em relação a Josye ... bem ... muitas coisas aconteceram nestes anos ... E não falo com ela tem pouco mais de 2 anos. Ela brigou com a família depois que arranjou um namorado,parou de falar com todo mundo e saiu de casa. Mas prometo que conto tudo com detalhes por outro meio de comunicação ... (algo mais privado).

Meu querido,

PARABÉNS pelo seu aniversário viu ???? Desejo toda a felicidade do mundo para você !!!!!!
Curta muito o seu dia amanhã !!!!!

Beijinhos enormes !!!!!!

Ju disse...

Maitê,

ele que tem sorte de ter uma amiga-noiva como eu! hehehhe

brincadeira!! Fico feliz de ter ajudado de alguma forma este reencontro!

beijocas, ju