29 de março de 2010

Um pouco sobre Chico Xavier

No ano em que completaria 100 anos de vida terrena, buscamos relembrar um pouco da figura doce e amável de Chico. Especial Globo News


Entrevista com Marcel Souto, autor do livro "As vidas de Chico Xavier", que deu origem ao filme.


Estou lendo a tal biografia autorizada por Chico e me surpreendo com algumas passagens de sua vida, algumas retratadas pelo filme. Entre elas, a relação dele com sua família (pai, mãe, tia, madrasta, irmãos) e principalmente com seu mentor espiritual, Emmanuel.

Em uma passagem do livro, depois de ser "surrado" por uma mulher em desespero, Chico, incompreendindo com tal atitude violenta, questiona ao seu companheiro invisível por que deveria relevar e ser ainda mais paciente. Chico teve como resposta:

- Você está com a razão, mas ela está com a necessidade.
Para se acalmar, se lembrou de um dos mandamentos ouvidos de Emmanuel:
- Sua missão é formar livros e leitores. Formar leitores é suportar suas exigências, sem censuras. Formar livros é se esquecer de você.

E foi o que Chico fez até seu desencarne. Viveu em prol dos muitos que o cercavam e necessitavam de sua ajuda. Em 92 anos de vida, ele escreveu mais de 400 livros psicografados, consolou muitas famílias com suas cartas psicografadas por entes mortos, foi alvo de críticas, intimidações e acusações sem fundamentos, mas não se deixou valer porque sabia bem qual era sua missão na terra. Dizia que iria desencarnar no momento certo, quando o Brasil estivesse em festa para assim não chorar sua morte. E não por acaso partiu justamente no dia em que os brasileiros comemoravam o pentacampeonato da Copa do Mundo de 2002.

Leia também:
Matéria com Nelson Xavier, sobre o filme.
Matéria sobre bastidores e curiosidades sobre o filme.

3 comentários:

Dr. do absurdo disse...

Religião a parte, foi um cara de grande sabedoria e de uma alma imensa.

railer disse...

vi o trailer do filme no final de semana. deu vontade de ver.

Muryel Oliveira disse...

oi gostaria de dizer que é um otimo post, bem, estava a procura do que falar sobre o chico em meu blog, é uma coisa bem louquinha onde falo de tudo! e posto tudo mesmo^^
Bem... pesquisei umas coisas sobre o espiritismo e Kardec... caso queira ver... visite-me^^