14 de agosto de 2010

Brincando de neve em Bariloche


Em quase trinta anos, eu nunca tinha visto neve na vida, então a expectativa era grande. Em princípio, Bariloche não estava no roteiro da viagem, mas felizmente resolvi incluir. E valeu muuuito a pena!


Depois de passar por Buenos Aires, que mesmo tendo seu encanto, ainda é uma metrópole, com suas avenidas movimentadas, trânsito complicado, metrô lotado, ou seja, comparada a outra cidade urbana; chegar em Bariloche parece que a viagem tomou outro ritmo, bem mais tranquilo. Começando pela paisagem, cercada de montanhas e lagos com casas de madeira e pedras, a cidade lembra a região serrana do Rio (na minha referência, é claro), porém sem o seu principal cartão postal - o Lago Nahuel Huapi, muito menos neve!


O período de neve por lá inicia-se pelos meses de junho e julho e vai até setembro, portanto, a altíssima temporada é justamente no mês de férias escolares (julho), passando depois para média temporada no mês de agosto e baixa temporária em setembro. Para se ter uma ideia do que isso significa, até o dia 31 de julho o pacote para esquiar – o que inclui translado até a estação de ski, o aluguel de equipamento e duas horas de aula – pode sair por $280 pesos argentinos. Já a partir do dia 1o de agosto, esse mesmo pacote pode sair por $185 pesos (2h de aula e aluguel de equipamento) e o translado (fica a dica aqui!) pode ser feito por conta própria, pegando um ônibus local (que passa na calle Moreno), cuja passagem sai por $6 pesos. Em baixa temporada esse preço cai ainda mais!


E quem não pretende esquiar? Bariloche não se resume a ski ou snowboard. Há passeios fantásticos e outras opções para brincar na neve, como o imperdível skibunda, que para eles chamam de trenós. A sensação é maravilhosa, dá para se divertir muito e é muito mais tranquilo que o ski. Esse passeio pode ser feito no Cerro Otto, mais precisamente no parque de Piedras Blancas. Outra dica: se puder, prefira ir pela manhã, quando o gelo ainda está fofinho e as pistas estão em boas condições para descer.



Entretanto, para quem não conhece nada da cidade e quer ter uma boa noção do lugar, vale a pena fazer o chamado Circuito Chico. A beira do lago Nahuel Huapi, o trajeto inclui uma parada no Cerro Campanario onde tem um mirante (subida de teleférico), cuja vista é uma das mais bonitas que já vi. Em 360o, você consegue deslumbrar a combinação perfeita de lagos, montanhas e neve! Esse primeiro passeio termina na mais famosa estação de ski – Cerro Catedral, onde o branco da neve predomina na rua, nas casas, nas montanhas. Mesmo não estando incluído no pacote do passeio, vale a pena subir o teleférico que proporciona uma aventura à parte. O frio é congelante, mas chegar ao topo de uma dessas montanhas compensa. E aí, no topo, é que você vira criança mesmo. Não dá para criar um boneco de neve, mas já tem um pronto te esperando por lá. Fotografar pode, mas pagando $20 pesos, é claro!



O centro de Bariloche é bem movimentado, mas nem se compara ainda a uma cidade grande. A calle Mitre é a principal, onde se concentram as principais lojas. É impossível não comprar chocolates em Bariloche! A cada 50 metros você encontra uma loja, e em quase todas há provas de chocolate para os turistas. Há as lojas mais badaladas, como Mamuschka, Turista e Rapanui.



Outras dicas bacanas: para alugar uma roupa para neve (mesmo para quem não vai esquiar, é fundamental alugar uma), é bom pesquisar porque os preços variam bastante. Há lojas que chegam a cobrar $70 pesos a diária, e eu consegui por $30. Telefonar para o Brasil, pode procurar uma das lojas da Milka que tem serviço telefônico por $0,75 por minuto.


Bariloche é um lugar para curtir o dia, acordando cedo mesmo estando escuro (8h da manhã ainda era noite nessa época do ano). Mas para quem quiser aproveitar uma noite também, pode conhecer um de seus pubs, como o Wilkenny.



E o frio? Bem, já estava no penúltimo dia da viagem, quando fui entregar a roupa alugada, e o dono da loja tinha escutado no rádio que naquele momento estava fazendo –15 graus. Daí tirei a conclusão que abaixo de zero, não importa, a sensação vai ser a mesma, rs!

4 comentários:

Luciana Ramos disse...

Neve é tuuudo, né? Quando eu vi pela primeira voltei à minha infância. Bom demais!!!

Adorei as fotos, amigo! Agora...fiquei aqui na curiosidade... vc se machucou lá? Tá melhor?

beijocas

Ju disse...

É vc na foto fazendo o skibunda??? rs
Posta aqui o vídeo... to louca pra ver!

;)

Carol disse...

ADOREI!!!
Bariloche e Buenos Aires é a nossa proxima viagem! Ano que vem estaremos lá! :D

tb nunca vi neve.. deve ser demais!!!

Bjs

railer disse...

rapaz, que legal que pôde conhecer a neve e curtir!