27 de janeiro de 2016

Dever de casa para os pais


Até que ponto os pais são responsáveis pelo aprendizado escolar de seus filhos? Uma propaganda recente da BIC fez um teste inusitado, quando colocou pais de alunos da quarta série primária para realizar a mesma prova que seus filhos. Claro que muitos ficaram surpresos, e o resultado mostrou a comparação das notas entre pais e filhos.

A campanha incentiva a participação ativa dos pais no processo de aprendizagem de seus filhos, sabendo exatamente o conteúdo repassado em sala de aula. Matemática, Ciências, Geografia, História e Português sãos matérias básicas exigidas no primário, e mesmo que todos os pais já tenham passado pela escola, muito conteúdo já foi esquecido ou até mesmo atualizado. No momento em que os pais cobram boas notas de seus filhos, a questão é: será que os pais podem cobrar, se nem eles têm esse conhecimento?

Para alguns pais – os mais presentes – é bem comum o estudo coletivo, quando os pais acabam aprendendo junto com seus filhos como resolver um problema de matemática, por exemplo, aplicando a fórmula XYZ. Na prática, os pais passam a ter a tarefa (além das próprias de adulto) de acompanhar o desempenho escolar, tendo embasamento na devida cobrança. Mas será que é mesmo necessário tamanho empenho?



Um comentário:

Flávia Jorlane disse...

Infelizmente com essa geração ligada demais em tecnologia, se os pais bobearem terão todo seu investimento perdido. Como professora, o que mais vejo são os pais transferindo sua função de pelo menos perguntar ao filho como ele vai na escola aos docentes e demais membros do ambiente escolar. E o pior é na rede particular, onde rola uma pressão daquelas para aprovar o filho do doutor ou do empresário, que já contrata o colégio e a banca (explicadora aí no Rio).