15 de abril de 2010

Novidade do mercado jornalístico

Não menosprezando o trabalho dos coleguinhas deste segmento, mas achei engraçado um e-mail que recebi por esses dias. Tratava-se de um “Curso de Desenvolvimento Profissional” em Jornalismo de Celebridades. O assunto do email já chamava atenção: “O Mercado de Celebridades espera por você”, olha que máximo?

Costumo apagar esses e-mails quando o título já não me interessa, mas a curiosidade em saber como funciona o tal curso me fez ler a propaganda e veja a descrição do curso:
“Noticiar a vida dos famosos tem movimentado a indústria jornalística. A cada ano, surgem novas revistas, programas de TV, sites e colunas que tratam sobre o assunto. Diante deste panorama, o CDProf de Jornalismo de Celebridades tem como objetivo mostrar o dia a dia dos profissionais deste segmento, instrumentalizando o público alvo a atuar na área”. Ou seja, o negócio é sério!

Então, você aprende a ser um jornalista de fofoca com categoria e certificado (lembrando que diploma em jornalismo virou peça decorativa!). Aprende, por exemplo, “Universo dos Famosos”, “Dia a dia de redação”, “Coluna Social”, “Jornalismo na Web” e o melhor de todos: “A Arte de ser Paparazzi”. O investimento? Mais de dois mil reais, acredita?

Não sei se é puro preconceito meu, porque trabalho com um repertório e público COMPLETAMENTE diferente desse mundo, mas acho tudo isso um tanto... forçado e fútil. “Ah, vai dizer que você nunca procurou saber sobre a vida alheia dos famosos”. OK, já, mas daí a se especializar a ponto de pagar por um curso de “desenvolvimento profissional” para escrever se fulana traiu o seu marido com outro famoso, acho desnecessário. Mas enfim, o mercado está aberto para todas as oportunidades, e não devo dizer “dessa fonte nunca beberei”, porque nunca sabemos o dia de amanhã

Um comentário:

Ju disse...

hahahahhaha

Esse curso é uma piada. Acho que o requisito básico para entrar nele é ter participado de BBB ou ser ex-namorada de algum ator, ou jogador de futebol. Porque quando eles não querem virar artor, eles viram jornalistas!

Ainda bem que sou publicitária. rs