1 de abril de 2010

Pendências...

Eu tenho uma certa dificuldade em me organizar, ou pelo menos dar prioridade na lista de “pendências”. Cá entre nós, todo mundo tem uma lista de pendências na vida, que pode ser desde “tentar emagrecer”, “trocar de carro” até “consertar a máquina de lavar” e “arrumar o armário”. O problema é justamente colocar prioridades e executar. Umas necessitam de dinheiro (a maioria), outras só de tempo, muitas os dois! Admiro as pessoas que conseguem ser disciplinadas, com foco na vida, objetivos definidos e, claro, alcançá-los. Não basta sonhar, acreditar que um dia vai fazer isso, comprar aquilo... tem que conseguir concretizar.

Onde eu trabalho, passei esses últimos dois anos ouvindo muito sobre disciplina de capital e otimização de custos. Algo que deveríamos aplicar em nossas vidas. Tentar conter os gastos com coisas supérfluas, ou não tão importantes assim, e passar a juntar mais dinheiro ou aplicar em algo que dê retorno. Investir em cursos (formação profissional), em academia (cuidar da saúde), ou simplesmente comprar um apartamento (construir bens), aplicar o dinheiro em um fundo de investimento (pensar no futuro).

Os consultores financeiros de plantão sempre aconselham a velha listinha – aquela que lhe ajuda a organizar no papel suas prioridades, e colocar metas e prazos para o cumprimento delas. Às vezes dá certo, muitas vezes não. Mais uma vez, depende do indivíduo colocar em prática qualquer planejamento, listinha, projetos, promessas que inventar. Ok, pode ser o primeiro passo para “arrumar a casa”, e tentar colocar em ordem mental as prioridades reais.

Nessa minha lista, tem de tudo um pouco. Meus desejos passam desde juntar dinheiro para passar alguns meses estudando fora (meu inglês é péssimo e preciso aprimorar quanto antes!), até mandar afinar meu velho piano, para os meus momentos de prazer.

Desde quando passei a morar sozinho – o que já foi uma grande conquista para mim! – algumas coisas foram ficando para trás. O salário que antes era só para meu bel-prazer, passou a ser divido para as contas da casa, mercado, manutenção, gastos com o carro etc. É o preço da independência, c´est la vie!

Resolvi então criar minha lista de Pendências. Conforme o cumprimento delas, vou riscando para lembrar que estou fazendo! Vai demorar para cumprir tudo (ou pelo menos a maioria), mas vou tentar me organizar!

É claro que com tempo, as pendências só vão aumentando, porque na lei de Murphy (estou seriamente achando que é a lei que move nosso universo, rs!), tudo acontece quando você não tem dinheiro nem tempo pra resolver logo!

Vamos à lista!

- Voltar a estudar inglês;
- Voltar para academia de ginástica;
- Terminar meu tratamento de pele;
- Fazer o clareamento dos dentes;
- Afinar o piano;
- Consertar o ventilador de teto do quarto;
- Comprar rodinhas novas para o meu velho patins;
- Comprar novo filtro de água (e parar de comprar água mineral!)
- Consertar a máquina de lavar ou comprar uma nova (e parar de levar roupa suja para casa da mãe!)
- Montar os quadros da sala (já sei onde mandar!)
- Comprar os presentes dos meus afilhados que vão se casar! (um em maio e outro em Junho!)
- Estudar fora;
- E juntar $$ (SEMPRE!)

 
obs: a data deste post não é mera coincidência!

Nenhum comentário: