30 de agosto de 2010

Cidade Imperial


Não é a primeira vez que escrevo em Rascunho lugares no Rio que nos fazem ter orgulho de ser carioca. Gosto de me sentir turista em minha própria cidade e por isso curto muito conhecer tais lugares e sempre quando posso tirar fotos. Chamo isso de “Carioca in Rio”!


Domingo de sol, reunimos a família e fomos passear em Petrópolis, município do Estado do Rio, na região serrana. Um lugar encantador que nos remete aos anos do Império, com vários prédios históricos e um museu especial.

Muitos turistas quando vêm ao Rio ficam de certa forma frustrados quando chegam à Quinta da Boa Vista, onde encontra-se a antiga residência da família imperial, e não encontram nenhum pertence da família por lá. No local existe um museu sim, mas não é o museu imperial. É em Petrópolis que o turista vai encontrar a coroa do imperador, os móveis, algumas jóias e outros pertences da família real brasileira.

Visitar o Museu Imperial faz parte da vida escolar, mas apesar de ter estudado no Colégio Pedro II, não me lembro desse tipo de passeio feito pela escola.



Logo na chegada, as charretes nos convidam a um passeio pelos tempos de D. Pedro e na entrada, o palácio majestoso nos lembra o brasão da família imperial, que por sinal é o mesmo do meu antigo colégio, portanto, me pareceu bem familiar.

Infelizmente não é possível tirar fotos no interior do museu, mas o que se encontra por lá é uma riqueza peculiarmente brasileira. A área verde também impressiona e o clima de Petrópolis nos mostra que estamos num ritmo muito mais tranqüilo que o Rio.

Depois do museu, partimos para o Palácio de Cristal, um presente à princesa Isabel construído em 1884. A estrutura pré-montada foi encomendada pelo Conde d´Eu. Desta vez, não fomos visitar a casa de Santos Dumont, mas é outro lugar imperdível.


Talvez um dia seja pouco para conhecer todos os pontos turísticos da cidade e ainda aproveitar para fazer umas compras na famosa rua Teresa. De toda forma, sair um pouco da cidade e conhecer um lugar que fica apenas a uma hora do Rio vale muito a pena conhecer.


2 comentários:

Biessa disse...

Amigo, o CP2 falhava muito nesse quesito extracurricular né? é uma pena!
Adoro Petropolis :)
bj

Ju disse...

As fotos estão lindas amigo, e o dia ontem estava perfeito para o passeio ;)