17 de setembro de 2010

5x Favela – agora por nós mesmos


A proposta de fazer uma refilmagem veio de um dos cinco cineastas que participaram do original “Cinco Vezes Favelas”, documentário de 1961 que marcou a criação do chamado Cinema Novo. Cacá Diegues apostou na renovação da linguagem e no “olhar de dentro” dos jovens cineastas moradores das comunidades do Rio.

Enquanto no primeiro filme, eram jovens de classe média que subiam os morros para documentar a vida das pessoas que moravam nas favelas cariocas; desta vez as histórias realistas são contadas pelo ponto de vista de seus moradores. O resultado é um filme de ficção fascinante, com ótimas histórias, mesclando leveza, comédia e conquistas com medos, violências e tragédias dos dois mundos que existem dentro das comunidades.

O primeiro episódio “Fonte de Renda” aborda uma realidade de muitos jovens que buscam uma formação acadêmica de qualidade, mas com a grana curta até para pegar o ônibus e pagar o volume de Xerox de qualquer faculdade, têm que dar um jeito, mesmo que esta solução não seja da mais digna. Já na comédia inocente “Arroz com Feijão”, dois garotos se vêem na tarefa quase impossível de comprar um frango para surpreender (e matar a fome) do pai de um dos meninos.

O mais, digamos, pesado, no estilo “Cidade de Deus” fica por conta do terceiro episódio “Concerto de violino”, particularmente, o melhor dirigido dos cinco episódios. Esse, inevitavelmente, envolve disputa de tráfico, corrupção policial e violência, mas não deixa de ter uma história bem contada.

“Deixa voar” e “Acende a Luz” são os dois últimos episódios e mostram histórias divertidas de pessoas comuns, com direito a funk como trilha sonora, sol na laje, disputa de pipa, jargões peculiares e mulheres dourando pelo!

Um comentário:

railer disse...

deu vontade de assistir a esse filme após ler seu texto! valeu!