18 de julho de 2011

Imax e 3D


Eu já escrevi por aqui que não enxergo em 3D, e que a tendência agora são filmes em 3D. Em breve, chega ao Rio a primeira sala Imax, no UCI (no shopping New York City Center, na Barra da Tijuca). A grande sensação do cinema Imax é a imersão do espectador na gigante tela, combinado à visão 3D.

Eu conheci o Imax em 2008, em Barcelona, e mesmo não enxergando em 3D achei o máximo. Primeiro porque impressiona logo de cara uma tela que começa do chão e chega ao teto, com visão praticamente de 180 graus. O filme que assisti na época foi feito especialmente para aquela tela, com uma “viagem ao fundo do mar”, tendo a sensação de um mergulhador conhecendo de perto corais, cardumes, golfinhos e o temeroso tubarão. Lembro-me da cena assustadora e real do tubarão vindo em direção ao telespectador, o que gerava certos gritos na platéia. Para mim, a visão 2D não era tão impactante quanto aos demais que tinham a sensação do 3D, mas nem por isso deixei de curtir a imensidão daquela tela diante dos olhos arregalados.

E é justamente esse ganho que o Imax proporciona: a aproximação do espectador à realidade da tela, como se você estivesse fazendo parte do filme. Fazendo uma analogia e viajando no tempo, a sensação é parecida com aquela do “Cinema 180 graus” que havia nos parques de diversão – aqui no Rio, por exemplo, existia um no antigo e saudoso Tivoli Park (era uma lona em formato de concha). Outro exemplo é o que tem na cúpula do Planetário da Gávea, batizada de Galileu Galilei, onde você encontra sessões, com visão 360 graus, sobre o universo astronômico em clima de ficção científica.

Não sou contra essa popularização do cinema 3D, mas só acho que há certos filmes que o 3D é desnecessário e não rende tanto. Como escrevi, quando conheci o Imax, os filmes projetados nas telas gigantes foram especialmente elaborados para isso, ou seja, o espectador se depara com algo inovador, diferente, e que vai remeter a uma viagem única, como a tal “viagem ao fundo do mar”.

Veja matéria do Jornal da Globo sobre cinema Imax:

Um comentário:

railer disse...

como falei no blog, eu vi o filme em imax sem 3d. foi sensacional. só a tela gigante já vale, nem precisa do 3d.

concordo contigo que muitos filmes têm se apoiado no 3d pra vender, com roteiros fracos e atuações duvidosas.

o próprio 'inception', que abre a reportagem que você colocou, não foi 3d e nem precisou. foi sensacional.