30 de novembro de 2016

Mais humanidade, por favor



A tragédia com o acidente aéreo na Colômbia, envolvendo o time, comissão técnica da Chapecoense e imprensa, comoveu toda população brasileira. Não só a mídia, mas principalmente nas redes sociais o assunto era só esse.

Realmente é algo assustador, e ficamos abalados por vermos tantas histórias sendo interrompidas.
Mas o que surpreendo também é com a falta de sensibilidade e bom senso de algumas mídias, empresas e até conhecidos que não respeitam o triste momento e nos enche de mensagens sensacionalistas e (pasmem!) piadas de péssimo gosto. O caso dos posts publicados no Facebook do site Catraca Livre foi o primeiro a ganhar repercussão negativa. Graças ao bom senso dos seguidores, que enxurraram a página de comentários contra a posição editorial, o editor se desculpou dos erros cometidos, ao postar conteúdo sobre “dicas para quem tem medo de viajar de avião” e “10 fotos de pessoas em seu último dia de vida”, com fotos dos jogadores dentro do avião. A polêmica foi tratada no site Meio & Mensagem, que ainda apontou a mudança de preço no site Netshoes, com aumento do preço da camisa oficial da Chapecoense, no mesmo dia.

Além disso, muitos internautas também comentaram a já falta de bom senso de pessoas que compartilham em suas redes sociais imagens dos corpos do acidente. Essa prática já não é novidade, e infelizmente a curiosidade macabra de uns acabam prevalecendo, desrespeitando a dor dos familiares e amigos dos envolvidos no acidente.

Para piorar, as piadas já envolvendo o caso de que o avião caiu por falta de combustível, insinuando que políticos e times adversários deveriam viajar na mesma companhia aérea pela qual os jogadores do Chapecoense sofreram o terrível acidente.

Onde está a compaixão? Seja qual for sua relação ou não com os envolvidos no acidente, o que se espera é no mínimo respeito nesse momento tão doloroso.

Nenhum comentário: