30 de março de 2011

Senna – Documentário


Esse filme é para quem viveu a vida de glórias e a morte estúpida de um dos verdadeiros protagonistas do Brasil: Ayrton Senna da Silva. Emocionante é pouco. Eu ainda era garoto (tinha 12 anos) quando vi naquele domingo, primeiro de maio de 1994, o acidente fatal que levou o piloto mais querido do Brasil (e talvez do mundo!). Lembro como se fosse hoje o anúncio da morte do piloto na TV. A nação chorou como se fosse uma perda de alguém realmente muito próximo. Parece exagero, mas era assim que o povo enxergava Senna, a cada conquista nas manhãs de domingo.

17 anos depois, esse documentário vem relembrar a trajetória de um jovem piloto destemido, corajoso e confiante. O grande mérito desse filme talvez seja mostrar os bastidores das corridas no auge de sua carreira, suas brigas com seu maior rival Alain Prost e muito pouco de sua vida pessoal, fora das pistas. Senna era um guerreiro, determinado e vencedor, o que explicava a admiração de sua nação, em uma época de tamanha pobreza e insatisfação do povo brasileiro. Muito bem registrado no documentário, o “povo fala” mostra que Senna era “a única coisa boa do Brasil. O verdadeiro orgulho nacional”, aquele que levava a bandeira brasileira aos quatro cantos, com raça e amor. Tímido, Senna pouco se expressava em público. Mas seu sorriso, seu carisma e, principalmente, suas ações (dentro e fora das pistas de corrida) é que conquistavam fãs de todas as idades. Ele realmente foi o responsável pela popularização de um esporte tão elitista que é a Fórmula 1. Domingo era dia de corrida e todos, jovens e velhos, acordavam cedo para acompanhar e torcer por ele.

“Tema da Vitória” tornou-se um hino sagrado aos domingos e que foi associado unicamente às vitórias de Senna. Por isso, é impossível não lembrar dele quando um piloto brasileiro vence uma corrida hoje (o que se tornou cada vez mais raro por sinal). Para falar a verdade, o brasileiro era mal acostumado, porque quando Senna não ganhava, ou não ia bem numa corrida, era como não valesse aquela corrida.

Às novas gerações, vale a pena conhecer um pouco a história desse esportista que escreveu com talento sua biografia e até hoje faz brasileiros se emocionarem quando relembram sua morte precoce. Senna tinha apenas 34 anos quando se foi e todo mundo não só lamenta como até hoje questiona por que a equipe Willians permitiu tal corrida, quando sabia-se dos defeitos que o carro apresentava na época, com instabilidade que o próprio piloto alertou ainda nos treinos.

Nenhum comentário: