6 de novembro de 2007

Prêmio Contigo de Teatro – "EU FUI!"


O convite chegou por acaso, pra variar numa conversa de bar: “gente, eu tenho convite para ir ao prêmio Contigo de Teatro na segunda”! “Nossa, que legal! Vai com quem?”, “Não tem ninguém ainda, quer ir?”, “Claro! Vamos ver os artista tudo”!

Segunda-feira chuvosa de 5 de novembro, vamos para o Arquivo Nacional, no centro do Rio. A chegada era triunfal, vários seguranças na porta, curiosos de plantão atentos aos famosos da noite, tapete vermelho, fotógrafos, escadaria e... Silvio e Vesgo prontos para atacar! Vestidos de Romeu e Julieta, os dois não pouparam nem os anônimos! Pronto, começamos bem a noite.

- Olha quem está vindo! Mas afinal, quem são eles?
- O que é a falta de celebridades neste evento, não é mesmo, Silvio?

Então, Vesgo olha para minha boca, que graças a esse tratamento medonho do rosto, me proporciona um visual à lá Mick Jagger.

- Você usa Gloss? Genti, eu já vi de tudo nessas festas, mas nunca um homem usando Gloss!
- Não, isso é um tratamento que estou fazendo e...
- Olha, Silvio, acho que ficou uma graça! Mas vem cá, o que você faz? É do teatro?
- Sou jornalista.
- Gente, corta! Isso não está rendendo, pára de gravar.

Nisso, Silvio resolve levantar o vestido de Julieta e prende o vestido em mim, como se fosse uma capa e me acompanha até a entrada o salão. Sim, ao levantar o vestido, ele ficou de cueca para câmera atrás de mim.

Como eu não sou celebridade e ainda estava no início da noite, muito pouco provável que esta cena lamentável seja exibida no próximo Pânico.

Depois de receber uma das famosas pulseirinhas coloridas (as dos artistas eram pretas, a nossa era verde, de patrocinador! Entendeu, né? Nós éramos patrocinadores da festa!), entramos no jardim interno do Arquivo, muito bem decorado para grande noite! “Uma noite M-A-R-A-VI-L-H-O-S-A e I-N-S-Q-U-E-C-Í-V-E-L”, como enfatizaram depois as MCs da premiação, (mestre de cerimônia, para quem não entendeu) Fernanda Torres e Lílian Cabral.

Realmente foi inesquecível. Você pode não ser famoso, mas só por estar bem vestido, sorridente, com prosecco na mão e no meio dos artista tudo, as pessoas já te olham diferente, afinal: “quem podem ser estes?”. Ali não era um show do U2, não era um jogo da Seleção no Maracanã, não era o camarote da Brahma, não era o Fashion Rio da Gisele, era um noite do teatro, “formadores de opinião”, como (mais uma vez) enfatizaram as MCs (não vou repetir o que isso significa).

Nomes como: Dercy Gonçalves, Bibi Ferreira, Augusto Boal, Joana Fomm, Marieta Severo, Miguel Falabella, Wolf Maya, Diogo Vilela, Edwin Luis, Zezé Polessa, Ney Latorraca. Os globais também compareceram, entre Edson Celulari e Claudia Raia, Carolina Ferraz, Débora Falabella, Lázaro Ramos. O resto você vê na revista da Contigo!

Mas o clima é realmente de Estrelas! Fotógrafos e meus colegas de trabalho correndo atrás literalmente dos artistas, fazendo perguntas super originais “O que você acha sobre a criação deste prêmio? Qual a importância deste prêmio para o artista? Qual sua expectativa?”. Claudia: “eu acho sensacional um [oi querida! Você por aqui!] prêmio como esse! Afinal [nossa, como você está linda! Já falo com você, só um minuto] o teatro brasileiro precisa ser valorizado e... [ai que bom te ver aqui! Opa, já está na hora de sentar?], eu estou concorrendo a um prêmio muito específico (de Melhor Musical na Versão Brasileira), então... [meu bem (para Edison) precisamos ir para lá, vamos!] já está bom? Ah obrigada!”

Enquanto isso, entre uma lagosta com ovas de salmão, tortilha de abacate com tomate seco, rolinhos de salmão defumados com cream cheese, eis que encontramos um conhecido! Não, não era artista! Era um conhecido nosso que estava trabalhando na festa! Depois do encontro, minha amiga solta “agora que eu sou amiga do garçom, vou pedir mais prosecco!” O problema é que ele só servia a bebida patrocinadora da festa!

E por falar no patrocinador da festa, Ney Latorraca em sua participação durante a premiação:

- Quero dizer aqui para vocês que eu não estou comendo mais. Não bebo mais. Agora, eu só vivo de H2O! Só bebo H2O! (aplausos para o patrocinador!!!!).

- E viva o teatro brasileiro, em um país onde o nosso presidente nunca foi ao teatro, vamos comemorar mais esse prêmio Contigo, patrocinado pelo H2O!

É engraçado poder presenciar um pouco esse mundo da fama, principalmente sendo um mero observador.

No final, aplausos para aqueles que trabalham no anonimato, entre taças de prosecco, vassouras na mão, blocos e caneta na mão e câmera. Afinal, por trás de um grande espetáculo, há uma grande produção!

Detalhe para minha foto: “o que é mais importante: o troféu ou o patrocinador?”

http://contigo.abril.uol.com.br/hotsites/teatro/index.shtml

2 comentários:

Anônimo disse...

Oi, Marinho, depois do seu e-mail sobre o tio Ely, resolvi visitar o seu "blogger". E como eu sempre me permito ser sincero contigo, eu gostaria de comentar um pouco essa "festa glamourosa da Contigo". Eu fico pensando o quanto a vida é cheia de ilusões, e por nós a fazermos assim, acabamos por construir no nosso cotidiano, isto é, no nosso íntimo, exatamente este universo ilusório. Vou tentar explicar sinteticamente algo que sabemos, mas que, de uma forma ou de outra, nos deixamos esquecer por serem esses sonhos borboletas douradas que nos fascinam, mas que em pleno vôo se desmancham no ar. É exatamente o que eu penso: ver artistas extravagantes, em meio ao glamour, constrói o mundo que o marketing quer, mas que os homens, por falta de atenção e preparo, pouco sabem distinguir (é a velha questão do joio do trigo), e junta no mesmo saco o que é cultura de qualidade e o que é glamour inoperante num país de esfomeados e desgraçados. Quando eu falo isso, não é por que eles e outros não têm o direito de comemorar algo, mas é por que esse ambiente de tietagem me parece totalmente inútil numa vida que carece de sentido mais nobre. Em poucas palavras: são pessoas de carne e osso como qualquer outra, que, diferente de poucos, guardam muitas ilusões e desgostos na vida.

Embora viva de várias ilusões, devo confessar que prefiro a beleza simples que é a vida.

Portanto, (vai um puxão de orelha do irmão mais velho e ranzinza), para de ser um jornalista de "Contigo" e seja um jornalista sério e mais comprometido com a realidade do nosso país e dos nossos irmãos necessitados nesse mundo de Deus, tal como você tem total capacidade de ser pela sua sensibilidade espiritual.
Beijos,
Márcio.

Allyne disse...

nem me chamou! Fala sério!!!!!