11 de janeiro de 2008
Em meio a malas!
Passando rapidamente por aqui, em meio a uma viagem à Foz do Iguaçu, deixo um recado de um viajante: Como é bom viajar! Lugares diferentes, culturas diferentes, pessoas, comidas, costumes e uma vida!
Perrengues fazem parte, como levar duas horas na alfândega da Argentina, na fronteira com o Brasil, para ter sua entrada autorizada no país dos hermanos, ou na fila de uma hora e meia da Receita para registrar suas bugigangas do Paraguay (me senti um próprio muambeiro). Mas nada se compara ao prazer de conhecer um país rico em águas, bichos e mata! Muita mata! Cataratas do Iguaçu é sim uma das Sete Maravilhas Naturais do Mundo! É impressionante a energia que essas águas nos proporcionam ao senti-las no rosto, enquanto passeamos pela trilha do parque.
Em uma semana, tive a oportunidade de conhecer dois países (Argentina e Paraguay) que não se comparam às belezas do nosso país, em se tratando principalmente da área urbana! A beleza natural talvez seja equivalente. Destaque para o lugar chamado Marco das três fronteiras, onde há o encontro dos Rios Iguaçu (vindo das Cataratas) e Paraná (que passa pela Usina Hidrelétrica de Itaipu). Assim como a famosa pororoca, as águas - de cores diferentes - dos dois rios se encontram e seguem em direção à Argentina.
Uma rapidinha: depois de um dia inteiro acompanhando duas amigas nas compras do Paraguay – em meio de malas, máquinas fotográficas, MP3, MP4 e até MP5 (acreditem, inventaram mais um número para o MP, só que este significa apenas o acréscimo da câmera digital no estilo de celular), uma moça, novata em compras made in Paraguay, resolve declarar no registro distribuído pela Receita cinco canetas! Eu disse CINCO canetas. Ela conseguiu ser barrada por um fiscal. Monólogo: “minha senhora, você está carregando cinco canetas quando o limite são três unidades para cada objeto. Desta vez, nós iremos liberar, mas da próxima, eu fico com a mercadoria”.
Outra rapidinha: alfândega da Argentina. Um rapaz está com sua nova carteira de identidade, feita recentemente pelo Detran. Eu não conhecia, mas esta nova carteira não tem mais o formato da antiga carteira de identidade, aliás ela é bem parecida com a carteira de motorista. O IFP deixou de fazer identidade e com isso o Detran ficou responsável por isso. Resultado: o rapaz foi barrado, porque eles ainda não conhecem o novo sistema brasileiro e, portanto, não aceitaram a nova carteira!
Foto minha: Cataratas do Iguaçu
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário