19 de maio de 2010

Dança dos noivos

Como já escrevi aqui no blog, este ano tive a felicidade de ser convidado por duas queridas amigas para ser padrinho dos respectivos casamentos. E como as datas estão próximas, tive a incumbência de ensaiá-los para o momento dançante da grande noite. Não basta ser padrinho, tem que participar.

Minha tarefa parece simples, mas não é. Afinal, ensaiar o famoso “dois pra lá e dois pra cá”, quando ambos estão nervosos, diante de todos os convidados e não querem “fazer” feio, realmente exige cuidado para não ficar algo forçado, robótico e, portanto, estranho. Para quem nunca fez dança, no caso dança a dois (dança de salão), começar do zero traz insegurança, e isso é natural. Portanto, não dá para inventar muita coisa, e a ocasião nem é para isso.

Acho que a primeira dança do casal, para abrir o salão, deve ser natural, romântica e que tenha a ver com os dois, começando pela escolha da música. Hoje a “tradicional” valsa já virou passado, e o comum é escolher uma música lenta, que geralmente lembra uma passagem da história dos dois, ou não, simplesmente tem a ver com o momento.

Ontem, “ensaiei” o primeiro casal que casa sábado, dia 22. Ele militar, ela dentista. Não precisa dizer que, tirando as exceções, a maioria dos homens que não dançam é naturalmente travado e, quando se depara com essas situações que são “obrigatórias” (faz parte do contexto), fica ainda mais nervoso e tenso. Já a mulher, além de ser mais “adepta” à dança, gosta de conduzir o homem e controlar a situação.

Eles escolheram a música Can´t Help Falling In Love, clássico de Elvis Presley, e por ser muito lenta, a única preocupação é não sair do ritmo certo. O resultado ficou bacana, simples e respeitando os limites de cada um (principalmente do noivo!).

Já o outro casal de amigos escolheu a música Cheek to Cheek, com Frank Sinatra, um estilo mais dançante, talvez mais difícil para o noivo, que também já adiantou que “não leva jeito para dança”. No final, não importa se leva jeito ou não, se o passo vai sair certo ou errado. Ninguém está ali para assistir a uma apresentação coreografada. O fascínio é esquecer todos ao redor e imaginar, como propõe a letra:


Come on and dance with me
I want my arm about you
That charm about you will carry me through
Right up to...

Heaven
I'm in heaven
And my heart beats so that I can hardly speak
And I seem to find that happiness I seek
When we're out together dancing cheek to cheek!

Venha e dance comigo
Eu quero meus braços ao seu redor
Este encanto ao seu redor me conduzirá
Direto para o...

Paraíso
Eu estou no paraíso
E meu coração bate tanto que eu mal posso falar
E eu pareço encontrar a felicidade que eu procurei
Quando nós estamos juntos lá fora dançando de rostos colados

Um comentário:

Ju disse...

O importante é estar "in heaven" e esquecer do resto ;)