9 de novembro de 2010

Filmes sobre Mundo Corporativo


O jornal O Globo fez uma lista com alguns filmes que têm como temática os desafios do mundo corporativo, desde exemplos de superação como “O diabo veste Prada” e “À Procura da Felicidade”, até a falta de ética e valores como “O que você faria?”.

O meio corporativo vem estimulando o ser humano a superar seus limites e chega a provocar seus instintos mais primitivos. A competição no mercado de trabalho mostra como estamos sujeitos a todo tipo de prova. Não basta ter talento, ser um bom profissional, é preciso mostrar capacidade de superação.

Alguns vencem porque têm determinação, mas isso apenas nem sempre funciona. O que mais presenciamos é o profissional com valores duvidosos, quando a ética e bom senso passam longe. O famoso “puxar o tapete” torna-se mais comum em certas empresas, porque muitas vezes isso é incentivado pelo próprio chefe. No final, o que conta são os resultados. O quanto o profissional lucrou com sua “jogada de mestre”.

Daí, a vontade de abandonar esse mercado é cada vez maior. Muitos procuram no concurso público uma saída para uma carreira profissional mais tranqüila tanto no ritmo de trabalho quanto na recompensa financeira. Em compensação, por outro lado, a competição nesses concursos é absurdamente maior. Já outros preferem trabalhar por conta própria, abrindo um pequeno negócio, mas com grandes desvantagens, sem incentivo fiscal, por exemplo.

O estímulo à superação é saudável e faz parte do gerenciamento de toda equipe, porém há uma tênue fronteira entre o equilíbrio e o absurdo. Uns apostam alto, abrem mão de uma qualidade de vida e uma vida sociável, em prol da família. É comum perceber os efeitos do estresse diário, os cabelos brancos, as doenças crônicas, fora o mau humor peculiar dos big boss e, consequentemente, dos seus subordinados.

Não deixa de ser um grande desafio diário ultrapassar essas desvantagens, os medos, os excessos, as frustrações e as ameaças constantes. Uma dica é tentar se desligar por completo quando estiver fora do ambiente de trabalho. Ocupar a mente com coisas saudáveis e que proporcionam prazer, como um bom filme após o expediente ou caminhar à beira mar. O importante é relaxar!

Confira a lista

3 comentários:

Luciana Ramos disse...

Hahaha ontem eu e Hebert estávamos nessa conversa filosófica... perdemos tanto tempo da nossa juventude - que era pra ser a melhor época da vida - preocupados com trabalho e dinheiro... Saco, né?rs

Adoro os 2 filmes =)

Ju disse...

é... vc esqueceu de falar que muitos encontram a estabilidade como solução do emprego público, mas junto vem a frustração e a infelicidade do trabalho burocrático e muitas vezes não recompensado! bjus

railer disse...

eu vi esses filmes que você citou. uma saída pra isso, diferente do concurso, são as 'startups', empresas menores, com grande potencial de crescimento e que têm um paradigma diferente de trabalho.

outra saída é você exercitar seu lado empreendedor, criando seu próprio negócio e aplicando na prática o que sempre achou que era o certo no que diz respeito a ambiente de trabalho.