25 de abril de 2011

Pico do Papagaio



Nesse longo feriado, resolvi não viajar, mas nem por isso deixei de curtir minha cidade. O que não falta é opção de lazer no Rio de Janeiro. E desta vez, escolhemos a sexta-feira santa, com sol maravilhoso, para subir o Pico do Papagaio, na Floresta da Tijuca. A trilha é considerada difícil, porque são 2.345 metros de caminhada e subida, e apresenta alguns desafios no meio do caminho. Calcula-se uma hora de subida mais uma hora de descida, dependendo da disposição de quem lhe acompanha. Mas nem precisa dizer que a vista compensa!

Para chegar na trilha, o caminho é pelo Alto da Boa Vista. Lá na pracinha, encontra-se a entrada do parque da Floresta da Tijuca. Para poupar esforço, é preferível  subir de carro até o ponto mais alto do parque, onde o carro pode chegar. Depois, é só encarar a trilha, munido de água (duas garrafas!), repelente e protetor solar! Na entrada da trilha, há o fiscal do parque para o controle necessário de entrada e saída dos aventureiros.

O ideal é subir pela manhã, mas o parque fica aberto até as 15h. Subimos por volta das 10h, chegamos no pico às 11h05 e descemos por volta de meio dia, chegando às 13h no estacionamento. O espaço lá no alto é pequeno, dependendo do grupo. Mas uma caminhada longa é sempre mais prazerosa com um grupo animado e com disposição.

Trilha é uma boa opção para quem curte uma caminhada em meio a natureza, mas é preciso ter cuidados para não se arrepender. Primeiro: para quem está sedentário ou tem algum problema no joelho ou na coluna, esse tipo de passeio exige um pouco de esforço físico. Segundo: usar roupa leve, um tênis confortável e levar o mínimo de peso possível na mochila são dicas importantes, assim como deixar as mãos livres (nada de câmera fotográfica ou garrafa de água na mão) para subir. De toda forma, é prazeroso quando feito com calma, afinal não é um treino com tempo de corrida. Fica a dica!


2 comentários:

railer disse...

adoro esses passeios. me chame na próxima!

Adriane Ponte Cisne disse...

Ah, comentários via e-mail!! (nem tinha pensado nisso; vou imitar você). Não consegui me esconder... ^^

Que bom que você conseguiu um coração pra habitar!! Que bom também que você usa o recurso do blog pra "desabafar", como você mesmo falou... Serviu um pouco de inspiração pra mim.

É muito legal escrever sobre o que se passa com a gente em um dado momento porque depois a gente pode quase que reviver o passado. Às vezes é bem enriquecedor!

Obrigada pela resposta, Mário Cesar!!
Abraço!!