20 de março de 2012

De repente 30


Ao completar 30 anos de idade, é natural fazer uma espécie de balanço do que foi conquistado até então.

Alguns seriam capazes de contabilizar os bens materiais e a economia acumulada. O apartamento comprado, o carro zero quitado, o dinheiro aplicado. Dinheiro é bom e todo mundo gosta. Mas eu acho que tem coisa mais importante na vida do que o bem material, afinal, definitivamente não levamos nada dessa vida quando realizamos a passagem. Não acumulei riquezas materiais, mas posso dizer que, graças a Deus, conquistei minha independência financeira.

Alguns preferem contabilizar os títulos conquistados. Anos dedicados aos estudos, às pesquisas acadêmicas, congressos, artigos, publicações... Muita dedicação e empenho para ser chamado de doutor e ser reconhecido. Admiro imensamente essa turma da teoria, dos livros, da especialização, mas confesso que minhas teorias vão muito além de Michel Foucault, Pierre Levy, Umberto Eco (para citar pelo menos alguns teóricos da minha área, Comunicação). Pelo menos posso dizer que me sinto realizado com a profissão que escolhi e procuro ser um bom profissional.

Outros preferem contabilizar as viagens realizadas. São capazes de preencher um mapa mundi com milhares daqueles alfinetes coloridos. Desbravar países, conhecer lugares, pessoas, culturas. Viver experiências nesse mundo, vasto mundo. Não sou um “acumulador de milhas”, mas todas as viagens que fiz foram inesquecíveis, e me proporcionaram experiências incríveis.

Já outros seriam capazes de contar os amores da vida. Aqueles que vieram ao mundo para namorar muuuuito, beijar muuuuito. Se não emendaram um namoro no outro, perderam as contas de quantas conquistaram. Nesse quesito, confesso que fui bem humilde. 

Alguns vão além, e são capazes de contabilizar o quanto curtiram da vida. Para esses, a vida é uma festa! Noites e mais noites regadas a muitas baladas, pegação, bebedeiras. Carpe Diem! E vamos viver intensamente, porque não sabemos se haverá o amanhã! Não vou mentir, quem me conhece, sabe que eu gosto de uma vida social intensa! Mas certamente, sei que não viemos para esse mundo a passeio. Lazer é bom, mas não é o que traçamos na vida.

Então, você me pergunta: o que é realmente importante para mim, capaz de parar e refletir o que conquistei ao longo desses trinta anos?

Eu creio em Deus e em seus ensinamentos. Sei que cada um de nós tem uma missão quando Ele nos deu a oportunidade da vida. Temos ao nosso favor o livre arbítrio e, portanto, temos a liberdade para escolher qual o caminho seguir. Recebemos de nossos pais, principalmente, a base para construirmos o nosso castelo. E diante de tudo aquilo que aprendi, até hoje, tenho absoluta convicção de que nada é mais importante que amar o próximo. Quando somos amados de verdade, tudo que vier depois é consequência. Quando somos amados, conquistamos o respeito, conquistamos a confiança, conquistamos a lealdade, conquistamos o companheirismo, conquistamos até a admiração do próximo.

Hoje, posso dizer que minha maior riqueza são os meus amigos, meus irmãos. É claro que incluo no meu ciclo de amizade meus pais, meus avós, meus irmãos de sangue, minha família, porque todos tem em mim um amigo. E amizade é sinônimo de doação mútua. Como diz a bela oração de Francisco de Assis: “Consolar, que ser consolado; compreender, que ser compreendido; amar, que ser amado. Pois, é dando que se recebe, é perdoando que se é perdoado, e é morrendo que se vive para a vida eterna.”

Obrigado aos amigos que fiz.

4 comentários:

Liza disse...

óooo... Tô me inserindo nesse hall de amigos. Entrei na lista aos 45min do 2º tempo, prestes a completar 30 anos, mas tô nesse bolo aí!

bju

railer disse...

parabéns mário!
tudo de bom pra você!

Biessa disse...

Oh, amigo, que legal esse texto!
Fico feliz em poder estar nesta lista de amigos! :)

Costumo dizer que o melhor que levo de cada um dos lugares que passei são as pessoas que conheci. Algumas a gente perde pelo caminho, por inúmeros motivos - e isso não quer dizer que eles são menos importantes do que outros.

"O que se leva da vida é a vida que a gente leva".


Beijos!

Mayí disse...

Olá! Nossa, estou entrando na crise dos trinta.. (risos) Mas concordo com vc - Meus amigos meu tudo!

Parabéns pelo blog =)