4 de junho de 2012

Por onde andei em NY – primeira parte


Minha viagem inesquecível para Nova York ainda rende frutos. Assim como eu procurei muitas dicas na época da viagem, muitos amigos que viajaram depois me pediram. Então, acabei fazendo uma pequena lista, de forma resumida e bem objetiva, dos lugares por onde passei na Ilha de Manhattan. Guardei essa lista e sempre quando alguém me pedia, eu encaminhava por email. Acontece que eu tenho uma amiga e blogueira de carteirinha (MaisJu) que SEMPRE me questionava: “por que você não publica essas dicas no rascunho”?

De tanto ouvir sua sugestão, resolvi colocar aqui no blog. Para muitos (muitos mesmo), o que irei indicar aqui não é novidade. Quem já visitou NY, conhece a maioria desses lugares. Mas para quem nunca foi, acho que pode ajudar com algumas orientações.

Eu separei por bairros/áreas os principais pontos turísticos, o que otimiza o tempo, principalmente para quem viaja por alguns dias. Portanto, vamos por partes:

- Estátua da Liberdade / Região do Battery Park (onde compra o ingresso para Estátua da Liberdade) / Wall Street (Bolsa de Valores, Estátua do Touro “Charging Bull”) / Marco Zero (Memorial do WTC)/  St. Paul´s Chapel (Capela em frente ao WTC).


Metrô: Linha 1 (Vermelha): descer na última estação “South Ferry” e caminhar em direção ao Battery Park. No Castle Clinton (“forte”), compra-se o ingresso para Estátua da Liberdade.  Depois da Estátua, pode subir pela Battery Park até a Rua Broadway, onde tem o touro. Procurar ali próximo a Wall Street, etc.

Próximo da Wall Street, encontra-se o marco zero. Nessa área, estão o Memorial do WTC, a capela de St.´s Paul, onde existe uma exposição permanente com fotos e objetos encontrados após o ataque às torres gêmeas. Por conta das obras do novo complexo WTC, essa região tem calçadas e ruas bem agitadas. Para visitar o Memorial, inaugurado em setembro de 2011, é preciso agendar um horário com antecedência através do site Memorial 9/11. Em frente ao WTC fica uma das maiores lojas de departamento - Century 21, conhecida pelos preços bem convidativos. Recomendo guardar pelo menos duas horas nessa loja, porque são muitas opções, mas também muita gente disputando espaço. Próximo da entrada principal da capela St.´s Paul encontra-se também outra loja famosa de eletrônicos - J&R (site).




- Ponte do Brooklyn / atravessar a ponte até o Brooklyn / Visitar o Píer


Metrô:  Linha 6 (Verde), descer na Estação da City Park Hall que sai em frente ao início da ponte.  A travessia dura cerca de 40 minutos, andando com calma e parando para fazer fotos. Só deve tomar cuidado com as bicicletas. Já chegando no Brooklyn, há uma escada no meio da ponte, onde se "corta" caminho para o Pier. Na volta, tem a opção de pegar o metrô nas linhas 2 ou 3 (Vermelha), na estação Clark Street, para voltar para a Ilha de Manhattan. Essas linhas ficam fechadas no final de semana.

- Grand Central Terminal / Prédio da ONU


Metrô: Linhas 4, 5, 6 (Verde), estação Grand Central, na 42th Street
Esta é uma antiga estação que concentra metrô e linhas de trem. Há vários restaurantes no subsolo. Se quiser visitar o prédio da ONU, é só descer a 42 Street até o final. Se tiver tempo, tente agendar uma visita guiada no prédio da ONU, com guia em português. O prédio fica aberto à tarde, mas tem horário de fechamento.
Importante: Ao voltar para a Grand Central Terminal, você pode pegar o metrô Shuttle (linha “S”, cinza) que liga a Grand Central à estação da Times Square – ambos ficam na 42st.

5 comentários:

Ju disse...

Aêeeee!!! adorei! adorei mesmo!!

Acho mesmo que vc tem que compartilhar suas dicas de NY! É de utilidade pública!

Eu nunca fui, pretendo ir, e com certeza virei aqui no seu blog pegar todas as dicas!

Aliás, vou incluir os seus posts sobre NY lá na página do MaisJu =)

beijos, ju

Biessa disse...

Acho mesmo que vc tem que compartilhar suas dicas de NY! É de utilidade pública!²

Até pq fiquei sabendo que vou a NY em setembro, a trabalho. Tomara que role um tempinho pra aproveitar a cidade :)

Bjs

railer disse...

as dicas são ótimas, mas eu daria duas dicas diferentes:

1) não vá à ilha da estátua da liberdade. quando chegar ao battery park, vá à estação das barcas e pegue a barca para 'staten island', de graça. essa barca passa ao lado da ilha da estátua da liberdade e permite fotos lindas, inclusive dali você tem uma visão do skyline de manhattan que é show. chegando em staten island, saia da barca, dê a volta e entre nela de novo, pra voltar! passeio barato, bonito e bacana!

2) ponte do brooklyn: vale a pena ir de metrô ao brooklyn e depois voltar a manhattan caminhando pela ponte e tirando fotos.

Mário Cesar Filho disse...

Valeu, Jú e Biessa! Espero que aproveitem sim! Minhas dicas são curtas e bem objetivas, porque acho que opiniões de cada lugar fica por conta de cada um. O importante é saber chegar e otimizar o tempo de viagem, que geralmente é curto para conhecer tudo!

Railer, muito obrigado pelas dicas! Aliás, você pode complementar sempre quando eu postar as próximas dicas! Eu não peguei essa barca para "staten island", mas acho que também vale a pena. Confesso que curti muito visitar a ilha da estátua! Leva mais tempo e tem o custo do ingresso, né? Sobre a ponte, eu fui e voltei andando, porque achei tranquila a caminhada!

Silvia disse...

NYC é sempre NYC e eu não me canso de saber mais e mais sobre ela. E mesmo já tendo viajado para lá, sempre existem algumas diquinhas úteis: nunca fui ao Brooklyn. Em compensação peguei a barca e achei o máximo. Foi de graça e um dos passeios preferidos da minha mãe. Fomos no por do sol - gosto de fazer esses passeios de vista sempre no por do sol - e vimos de dia e a noite a cidade, linda!

Beijos!