7 de fevereiro de 2013

Piadas customizadas do carnaval carioca


Uma das características típicas do carnaval brasileiro é o espírito cômico dos foliões. Ao começar pelos nomes de blocos de rua, carnaval é a época em que os brasileiros imprimem sua criatividade e seu bom humor nas fantasias.

Domingo passado fui me aventurar no bloco Fogo & Paixão, no Centro do Rio. Mesmo não estando 100%, eu consegui me divertir, porque esse é ainda um dos poucos blocos de rua que não enche tanto e não tem confusão. Pelo tema do bloco, já dá para saber que não só as músicas são engraçadas (o repertório é predominantemente brega!) como as fantasias acompanham o estilo.

Algumas fantasias são clássicas em todo carnaval, como os super heróis, a turma do Chávez, palhaços etc. Mas os que mais chamaram atenção são fantasias que aproveitam os assuntos que estão na moda, seja a personagem da novela, seja a música do momento etc. Tem piada para todos os gostos, até para quem tem mau gosto e espírito de porco.

Entre os foliões, havia uma “freira” com cartaz “Sentei no pau do gato”, já outra estava vestida de Carminha (da novela Avenida Brasil) e uma que resolveu “abordar” o tráfico de bebês, vestindo de Wanda (da novela Salve Jorge) com direito a bonecas espalhadas em bolsas e um cartaz “Hoje é na promoção: 3 bebês por 10 reais”. Fora as inúmeras mulheres vestidas de “camaro amarelo”, sucesso sertanejo chiclete da dupla Munhoz e Mariano. E, claro, um folião vestido de Roberto Carlos, com crachá “Esse cara sou eu”.

Outro bloco famoso por ter concentração de fantasias inusitadas é o “Cordão do Boitatá’, também no centro, mas em 2012 estava tão cheio que já não compensou sair cedo de casa para passar perrengue. Infelizmente, muitos blocos que antes valiam a pena curtir, hoje já se tornaram tumultuados e sem estrutura (som baixo, pouco espaço para circular etc.).

Um comentário:

Ju disse...

AHHAH concordo! esse ano estou grávida e não vou a bloco nenhum mesmo... mas mesmo se não tivesse, confesso que tenho preguiça! Ano passado os blocos já estava MT MT MT MT cheios!

bjoca