26 de junho de 2010

Verônica - o filme

Esse filme passou despercebido no cinema e portanto não fez o mesmo sucesso que Divã, Se fosse você 2 etc. E eu lamento por isso, porque é um filme excelente. Lembro-me que quando assisti ao trailer no cinema, de cara eu pensei “esse filme é bom e eu quero ver”. Entrou em cartaz, e eu não vi. Mas agora tive a oportunidade de alugar e não me decepcionei.

Ok, em princípio ele pode lembrar um “Central do Brasil” versão 2010. Mas muito além que a imagem da professorinha desiludida e infeliz, e um garoto pobre sem futuro, a trama é dinâmica (beeeem diferente de Central do Brasil), o roteiro é instigante e a interpretação de Andrea Beltrão é um talento a parte. Ela simplesmente é fantástica no papel da professora guerreira.

O filme fala SIM de pobreza, tráfico, policiais corruptos, Rio de Janeiro violento, decadência do ensino público, etc etc etc... porém é a realidade com cara de cinema. Sinto falta de filmes nacionais com esse ritmo de filme policial e suspense e, claro, bem feito.

A história conta o drama de uma professora da rede municipal, exausta e sem paciência, que se vê envolvida em uma sinuca de bico. Depois de um dia de trabalho, ninguém vem buscar um de seus alunos. Sem outra solução, ela resolve levar o garoto para casa dele, quando descobre que seus pais foram assassinados. Então, mais uma vez sem saída, ela leva o garoto com ela, sem saber que ele é uma bomba relógio.

Um comentário:

railer disse...

não vi esse filme, mas deu vontade após ler sua crítica.

leu a despedida no figura220?