23 de agosto de 2010

Tema de novela

Gosto de novelas bem escritas e, quando bem feitas, atraem minha atenção fácil. E mais que isso, aprecio quando o tema envolve a espiritualidade. O que antes era considerado tabu, porque ia contra princípios de religiões mais populares, como a católica e evangélica, hoje já é visto com outros olhos, felizmente.

E assuntos como vida após a morte e reencarnação vêm despertando cada vez mais atenção de um público curioso. A primeira novela de grande sucesso com a temática espírita foi A Viagem. Aos poucos, mesmo que de forma fantasiosa e às vezes deturpada, o tema vem sendo abordado em várias telenovelas, como Alma gêmea, O Profeta, Páginas da Vida. Depois chegou à telona, com um sucesso inesperado do filme Bezerra de Menezes – o diário de um espírito (longe de ser obra prima), e mais recentemente Chico Xavier, sem esquecer do próximo lançamento Nosso Lar.

Apesar da autora de Escritos nas Estrelas, Elizabeth Jhin, afirmar em entrevista que a parte espiritual mostrada na novela não é ligada à religião nenhuma, no caso a doutrina espírita, os temas que são abordados como reencarnação, resgate de vidas passadas, obsessão, provas e expiações estão sempre presentes de forma clara, lúdica e respeitosa.

A influência disso, segunda a própria autora, veio sim de livros espíritas e de pessoas que estudam a doutrina. “Sempre tive simpatia pelo espiritismo. Mas nunca havia estudado o assunto. Quando procurei me informar (...) conversei muito com Luiz Queiroz e com Wagner de Assis, diretor do filme ‘Nosso Lar’. Eles me deram livros que me fizeram tão bem que eu comecei a ler mais. Pode ser pretensão, mas hoje, mais do que nunca, as pessoas têm vontade de ouvir coisas boas, que possam ajudá-las a evoluir”, afirma a novelista.

O fato é que a novela, mais uma vez, é um sucesso porque trata de um assunto que quase todo mundo tem, no mínimo, curiosidade. Uns gostam apenas da fantasia, do lúdico, outros já acreditam que isso é possível sim, dependendo da crença de cada um, e terceiros não só acreditam como confirmam muitas passagens da novela, porque estudam a doutrina espírita e praticam sua mediunidade.

Particularmente, vejo com bons olhos esse sucesso de público, porque acredito que o interesse sobre a vida após a morte está se tornando real entre as pessoas. Posso dizer que desde minha adolescência escuto, leio e participo de estudos sobre a Doutrina decodificada por Allan Kardec, e vejo que muitas passagens da novela retratam justamente assuntos importantes, que nos ajudam a pensar sobre a evolução eterna do homem.

As evidências estão em toda parte, em pequenos gestos, intuições, passagens de nossas vidas. Há aqueles que têm olhos para olhar, ouvidos para ouvir, já outros ainda duvidam mas nem por isso deixam de aprender com as provas da vida e exercer o bem ao próximo, e no final, é isso que importa.

Qual sua opinião sobre isso?

Um comentário:

Ju disse...

Confesso que não sou tão chegada assim a novelas, ainda mais porque normalmente esse tema é abordado no horário das seis, na qual raramente estou em casa.

Mas assim como vc, fico feliz de ver o tema sendo discutido e abordado! isso é sinal de um maior interesse.

beijos, ju