1 de outubro de 2010

Tem preguiça de ler?


No meu trabalho, escrevo sobre coisas chatas (com devidas exceções!), para um público específico, mas nem por isso deixo o “bom senso” de lado na hora de escrever. Falo isso porque, de certa maneira, fico imaginando a paciência de quem lê e o tempo que este leva para chegar até o final do texto.

Criei o hábito de não ler mais jornal em papel. Prefiro o online, e por isso só clico na matéria quando a chamada é impactante. Mas nem sempre uma boa chamada me leva para bons textos. Há textos chatos demais na internet que parecem ignorar quem é o potencial leitor.

Quando fiz um curso sobre webwriting, a premissa é “não importa a informação a ser apresentada, seja ela uma notícia em tempo real, um serviço de utilidade ou um texto institucional, quem precisa criar interesse ao que está sendo apresentado e tornar clara a informação é o redator”. Portanto, bom senso em primeiro lugar!

Vivemos numa época em que somos massacrados de informações por todos os lados. Temos à disposição a tecnologia que permite acesso a essa informação a qualquer momento e lugar. E o que faz a gente parar para ler e absorver a informação? Aquilo que não é só interessante por natureza, mas principalmente o que é bem apresentado, seja em imagens, seja em textos, seja em interatividade.

O que eu vejo é uma certa “preguiça mental” quando deparamos com tanta opção, mas não temos paciência para ler e absorver o conteúdo. Mas parte dessa preguiça é causada pelo escritor. Portanto, o exercício da escrita, até para os mais experientes, deve ser contínuo. O que você tem para me dizer? Seja criativo e objetivo; me mostra em linguagem fácil mas não chula e mostre que sua informação é importante para mim. A persuasão é a palavra chave.

Então, este texto foi chato para você? Lhe disse alguma coisa?

2 comentários:

Ju disse...

Não, para mim diz tudo! Twm gente que diz que beleza é fundamental, eu digo que saber escrever é mais ainda.

Fazendo uma alusão boba, por isso que eu me recuso a ler blogs que entram na escrita digital com neologismos teens, como miguxa, Kd, e por aí vai...

#prontofalei

railer disse...

gostei do texto, pequeno e direto.

gosto de textos assim em blog. tem gente que escreve postagens muito grandes, o que eu acho que vai contra a ideia de blogar.

prefiro textos menores e mais suscintos. meus professores sempre diziam que eu tinha poder de síntese. isso é bom, assim a gente deixa de 'encher linguiça' e vai direto ao assunto.