31 de janeiro de 2011

Cartas do além mar


Tive uma grata surpresa por esses dias. Na época do colégio, uma professora de inglês havia perguntado quem gostaria de trocar correspondências com pessoas da mesma idade em outros países. O objetivo era treinar inglês e fazer “amizades internacionais”. Eu topei e logo depois estava eu recebendo uma carta da Espanha de uma tal de Maria.

Escrevíamos regularmente, sempre contando um pouco sobre nossas vidas, família, gostos etc.. E eu particularmente gostava muito de receber cartas de Maria, que quase sempre vinham cheirosas (ela passava perfume!) e cheio de adesivos ou fotos. O mais interessante que essa foi uma época que nem sonhávamos com internet, muito menos redes sociais...

O caso é que com o tempo acabamos perdendo contato. Deixamos de nos corresponder e ficamos sem saber se o endereço era o mesmo, se a vida havia mudado bastante, afinal, éramos adolescentes. Lembro também que no final nós já tínhamos preguiça em escrever em inglês, então eu escrevia em português mesmo e ela espanhol, e nos entendíamos perfeitamente (ou quase, rs!).

Mais de quinze anos depois, Maria me “achou” no facebook e voltamos a trocar mensagens, só que agora virtualmente, sem cartas perfumadas, adesivos e fotos em papel. A facilidade da internet nos trouxe de volta para nossas vidas. Ao mesmo tempo que mudamos (afinal nos tornamos adultos!), conquistamos alguns dos nossos sonhos do passado. Ela se formou em serviço social e eu em jornalismo, como já planejávamos. Seu rosto continua o mesmo, porém com o ar de maturidade. Imagino o quanto eu devo ter mudado para ela também.

E esse retorno nos faz pensar como estamos vivendo em uma nova era, e como a tecnologia transforma as nossas vidas e resgata antigos contatos. Ainda somos da geração das cartas, das pesquisas em biblioteca, dos trabalhos escolares feitos à mão (no máximo “batido” em máquina de escrever, ou no antigo computador, e impresso na saudosa impressora matricial) e por aí vai. Mas ao mesmo tempo, entramos na era digital pela porta da frente e hoje não nos imaginamos sem pc, Google, redes sociais, downloads, Microsoft Office...

Um comentário:

railer disse...

nossa, que legal. eu tenho uma história parecida, mas com cartas trocadas aqui no brasil mesmo.

a gente fez parte de duas épocas bem distintas. isso é legal pois a gente valoriza coisas assim, que pareciam ser feitas com mais dedicação.