23 de fevereiro de 2011

Todo dia é dia de bem estar


A Globo aposta num novo programa matinal com tema bem apropriado: Bem Estar.

Falar de estilo de vida, hábitos saudáveis, alimentação, atividades físicas, acompanhamento médico, exames periódicos, com participação de especialistas da saúde. Dicas de como obter bons hábitos sempre valem a pena, mas me parece um pouco revive do Globo Repórter que semana sim semana não o tema é... saúde.

No jornalismo, estudamos a parte de “serviço”, ou seja, quando a pauta é didática, educativa, para prestação de serviço à sociedade com dicas, informações úteis etc. Pois bem, o jornalismo da Globo vem tentando fazer isso com matérias no Fantástico, no próprio Globo Repórter, às vezes no RJTV, e agora com mais esse programa. Acho interessante por um lado, porém tenho certo preconceito com esse tipo de formato “vamos ensinar ao povo”. As matérias nem sempre são claras, por falta de tempo, são superficiais e, ao invés de esclarecer, deixam mais dúvidas, quando não, deturpam.

A idéia do programa, pelo que entendi, é tentar explorar esses temas de maneira mais informal possível (com linguagem fácil), porém sempre com uma opinião de algum especialista. Para isso, eles contam com um endocrinologista, pediatra, infectologista, preparador físico e um cardiologista. Talvez, o que difere de um programa jornalístico comum é de fato a participação do público, enviando dúvidas por e-mails. Mas será que esse formato vem para ficar?

É fato que hoje as pessoas se preocupam mais com sua saúde, apesar da vida corrida, do estresse diário e das cobranças no trabalho, na família etc. Pensar em si próprio, cuidar do seu bem estar é evitar sérias conseqüências, como um diabete, um infarto, ou doenças piores. Mesmo sem saber o que espera por nós no futuro, podemos evitar certos riscos de morte mudando pequenos hábitos.

O senso comum diz que a receita básica é alimentação saudável e prática de exercícios físicos. Ok, mas levanta a mão aí quem consegue levar essa vida exemplar todos os dias? As comemorações, as churrascarias, rodízios, fast-food e guloseimas estão aí para provar que as tentações são múltiplas e constantes. Outro desafio é tirar uma hora por dia para se exercitar, seja na academia, seja na praia, seja na quadra, ou em casa mesmo.

Comecei o ano de 2011 com a velha meta “emagrecer, emagrecer, emagrecer”! Depois de mais de seis meses parado por conta de uma torção, e inúmeras sessões de fisioterapia, voltei e estou tentando manter uma rotina de exercícios, combinado a uma alimentação balanceada (pelo menos durante a semana). Por enquanto está dando certo.

O acompanhamento de uma nutricionista amiga está incentivando a parte da dieta (afinal, tem que dar resultado na balança), e as atividades físicas já foram liberadas depois da receber alta da fisioterapeuta. Prefiro não contar vantagem antes do final, mas realmente espero (porque o único beneficiado nessa história sou eu mesmo!) escrever um outro post contando os bons frutos dessa vida saudável.

E você, o que faz para ter uma vida saudável? Se não tem, qual sua “desculpa”?

Confira o primeiro programa Bem Estar

Nenhum comentário: