14 de outubro de 2011

Malas prontas


Rascunho andou meio esquecido nos últimos dois meses. Cheguei a publicar algumas coisas sobre as experiências no Rock in Rio.

Mas o grande motivo talvez seja a viagem tão programada durante todo o ano que finalmente chegou. As malas estão prontas, cheio de ansiedade, expectativas, um certo medo pelo que vem pela frente, mas acima de tudo muito feliz por esse momento.

Uma mistura de realização pessoal com prova de fogo, essa viagem foi pensada há muitos anos. Praticamente há dez anos, quando fazia vestibular, já planejava passar alguns meses estudando inglês fora, antes de começar a faculdade. Infelizmente, meu sonho na época não aconteceu, mas a vontade de conhecer Nova Iorque e ainda encarar um estudo fora permanecia.

Depois com a faculdade, os estágios e, claro, o emprego fixo, era impossível largar tudo e passar meses morando fora. Intercâmbio não era um processo tão fácil de se conseguir, ainda mais com bolsa de estudos e coisa e tal. Também não havia “patrocínio” para bancar essa viagem. Só me restava juntar uma grana e passar, pelo menos, um mês das minhas férias fora.

Quando comecei a trabalhar, acabei priorizando outras coisas. Em 2008, fiz minha primeira viagem internacional e com certeza foi uma experiência incrível conhecer Paris, Londres, Madri e Barcelona, principalmente ao lado dos irmãos mais velhos. Há um ano, tracei o destino inesquecível de Buenos Aires e Bariloche, com a companhia carinhosa de minha mãe. Outro momento de lazer e inesquecível foi uma viagem de Cruzeiro, com a companhia amável da namorada e meu irmão. Portanto, meu sonho foi sendo postergado.

Confesso que a língua era um desafio a ser superado. Aventurar-me sozinho em um país estranho, com uma língua não pátria requer coragem. Ok, muitos (muitos mesmo) já fazem isso há séculos. Admiro esses jovens destemidos que conseguem se desprender dos medos e se aventuram às mais diversas experiências em todo mundo. Mas cada um tem seu tempo...

No reflexo do espelho, posso me definir uma pessoa comunicativa. Gosto de conhecer gente, sou curioso com as histórias de vida e costumo fazer amizade com certa tranqüilidade. Mas quando o assunto é inglês, simplesmente bloqueia tudo. Sinto-me um imbecil concatenando idéias na cabeça ao mesmo tempo que busco no vocabulário precário um diálogo. Mais idiota é ouvir as pessoas falando e você não entender nada, ou quase nada. Ninguém gosta de se sentir um peixe fora d´água.

Hoje, percebo que os desafios só veem para nos fortalecer. O medo faz parte, mas no final, a conquista tem um sabor único. Talvez esteja eu encarando o meu maior desafio (e medo) da vida. Mesmo por pouco tempo, mesmo no lugar mais conhecido em todo mundo, mesmo sendo uma língua mundialmente falada, mesmo que milhares de pessoas já tenham vivido isso, agora chegou a minha vez. Só eu sei o quanto isso significa para mim, e o que irá me proporcionar daqui para frente.

Vou buscar transcrever essa experiência em Rascunhos, durante a viagem. Então, até o próximo post!

Carioca in NY, aquele abraço!

5 comentários:

Liza disse...

Eu quero fotos e postagens sobre a viagem! Vai ser muito bom e o inglês vc vai tirar de letra.

bju

railer disse...

uai, achei que ia se encontrar comigo antes da viagem, pra eu te passar dicas... espero que aproveite bastante e divirta-se!
abraços!
raileronline

railer disse...

uai, achei que ia se encontrar comigo antes da viagem, pra eu te passar dicas... espero que aproveite bastante e divirta-se!
abraços!
raileronline

Leticia disse...

Tenho certeza q vc vai curtir cada segundo! Vai ser uma experiência inesquecível e o medo só serve para tornar ainda mais emocionante essa sua viagem. Aproveitaaaaa!! Tô daqui torcendo para vc contar muitos fatos relevantes de NY para nós! Bjs

Ju disse...

Vou ser repetitiva, mas eu tenho certeza que será uma experiência única e maravilhosa!! vc vai aproveitar e vai crescer muito! E para de concatenar, deixa as coisas fluirem ;)

bjinhos e tudo de bom!