12 de agosto de 2015

Há poesia em tudo que vejo



Cheiro de mato, pés descalços na areia, vento no rosto, nascer do sol no alto da montanha, som das ondas batendo...

O que lhe faz feliz?

O bem estar às vezes pode depender apenas de uma caminhada a beira mar, ou de um passeio em meio à natureza. Não requer bens materiais, basicamente. O conforto é relativo, se pensar que apenas o dinheiro é capaz de garantir isso.

Contemplar um lugar bonito é um tipo de conforto. Conforta a alma, traz paz, é prazeroso. Quantas vezes, quando viajamos, deparamos com lugares fantásticos, mas que nem sempre são tão turísticos ou populares assim. Veja a imagem ao lado, por exemplo. Não dá para identificar de cara qual lugar corresponde cada foto. Para falar a verdade, não importa onde seja. Em cada uma dessas fotos, é possível viajar no tempo, como se fosse uma poesia em forma de imagens. O que significa uma capela com um arco íris ao fundo? E uma simples bicicleta amarela encostada numa árvore? Ou ainda um piano no meio do mato, tendo uma bela praia ao fundo? Isso lhe diz alguma coisa? Para mim, há muitos significados subliminares.

“É a promessa de vida no seu coração”. Águas de março é uma contemplação dessa mistura da natureza com a presença do homem. Uma percepção aguçada de Tom e Vinícius para aquilo que passaria despercebido pela maioria. E quantas vezes passamos por ruas, praças, bosques, praias em nossas próprias cidades sem dar conta de quanto isso pode ser prazeroso?

Parar para ver, ouvir, sentir. Mais que isso, ir até um lugar novo, desconhecido, nem sempre de acesso fácil, ou próximo de casa, mas que guarda algo diferente. Justamente sair do comum, da futilidade rotineira, da zona de conforto. É o que me faz enxergar um piano no meio da estrada, um arco íris atrás de uma singela capela, uma bicicleta colorida no bosque. Simples e profundo.

3 comentários:

Flávia Jorlane disse...

Belíssimo texto! Inspiração para almas de fino trato. Tão simples, de graça: o mato, o mar, a luz e mais um dia que se vai nessa aventura chamada vida.

Mário Cesar Filho disse...

Flavia, seja bem vinda ao "Rascunho"! Muito obrigado pelo elogio e participe sempre com seus comentários, positivos ou negativos! Abraço!

Flávia Jorlane disse...

Olá! Obrigada pela visita ao blog. Pode passar lá pra tomar uma cafezinho de vez em quando,rs. Sempre venho ao seu blog e aprendo algo novo sobre a cidade maravilhosa, principalmente sobre os programas "natureba" que fiz quando aí morei. Sempre retorno ao Rio para revisitar ou descobrir um novo lugar. Tenho os meus preferidos, como aquele lugar que vc iria se tivesse que tomar uma decisão na vida,rs. A Urca em sua totalidade é um deles!